Já conheces o Oculus Rift?

oculus

Já conheces o Oculus Rift? Não? Lembras-te do headset de realidade virtual Virtual Boy lançado pela Nintendo? Sim, um dos maiores fracassos do mundo das consolas.

vb

Agora imagina algo assim, só que não tem nada a ver.

O Oculus Rift é basicamente um VR Headset que procura conseguir disponibilizar à comunidade geral um produto de alta qualidade a um preço acessível, algo que só agora foi possível graças às tecnologias modernas desenvolvidas e utilizadas em novos dispositivos como telemóveis, tablets e consolas portáteis.

O Oculus Rift promete headtracking sem latência notável, a possibilidade de poderes rodar a cabeça 360º dentro do jogo, visão 3d estereoscópica, um campo de visão de 100º, um headset leve e confortável para conseguir suportar grandes sessões gaming, um ecrã 1080p OLED, head position tracking para te poderes inclinar e espreitar à volta de cantos ou debaixo de camas… um conjunto de elementos que prometem colocar-te dentro do mundo do jogo como nunca antes foi possível.

As utilidades da realidade virtual são inúmeras, desde fazer turismo à distância, aplicações no mundo do consumo, educação, treino e simulação de diferentes atividades, ver filmes, comunicação social…. e claro, videojogos!
Imagina poder utilizar o google maps para visitar o planeta, em vez de teres apenas aquela opção de ver fotos panorâmicas a 360º. Imagina teres opções de visitar locais num espaço 3d!
Porque não estudar o corpo humano ao estilo da carrinha mágica enquanto percorres os órgãos e respetivos sistemas? Porque não ver um filme do ponto de vista do protagonista?
As aplicações são imensas, mas uma das coisas mais interessantes que o sucesso do Oculus Rift criou, foi o aparecimento de muitos outros produtos que se procuram integrar e melhorar a experiência da Realidade Virtual de uma forma ou outra.

Um bom exemplo destes novos hardwares e controladores é o Virtuix Omni, que para além de colocar a tua visão e cabeça dentro do jogo, procura lá colocar o resto do corpo:

No meio de muitos novos projetos, uns mais promissores que outros, deixamos-te aqui uma lista de coisas que podem vir a aparecer no futuro do gaming.

STEM System:

A utilização do já existente Razer Hydra:

Controladores com kickback/recoil:

DELTA SIX:

ARAIG, um fato que te deixa sentir o jogo:

Para além destes poderão encontrar muitos mais projetos que estão todos a tentar ser pioneiros ou pelo menos participar na corrida da Realidade Virtual. A verdade é que como já aconteceu, muitos destes vão falhar, mas agora, mais do que nunca, é a altura certa para começar a pensar em arranjar um espaço extra na nossa garagem para ter uma holodeck.
Estamos bem ansiosos pela versão de consumidor do Oculus Rift e sem dúvida que iremos adquirir um. Estamos também bastante desejosos que o mercado, não só de videojogos mas também de controladores e hardware, consiga completar bem o Oculus Rift e consiga criar uma experiência que seja tão precisa e realista que possa vir a ser incluída no Esports e professional gaming.

1487829_10200860232889602_376314714_o

Critic Play Seal of Approval

Caso não consigas esperar pelo Oculus ou queiras começar a desenvolver um jogo ou um mod que incluia o headset num jogo já existente, então podes fazer pré-reserva do Dev Kit 2 aqui.

Este é um artigo Critic Play

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Critic Play View all posts by
Os Critic Play são uma comunidade de jogadores que têm em comum a paixão sobre jogos. A nossa intenção é espalhar a fé "Gaming" e mostrar mais e melhor sobre este gingante mídia - os jogos.

One Comment on "Já conheces o Oculus Rift?"

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1