2x Corsair Force GT 120gb SSD Raid0

ssd_fgt3_angle_120gb
8.7 Overall Score
Construção: 10/10
Preço: 7/10
Performance: 9/10

Construção completa em alumínio. | Look gaming/mooding. | Velocidades anunciadas são as velocidades reais.

Mais lento comparados aos SSD da gama Force GT com tamanho superiores. | Preço ainda alto em relação aos discos mecânicos.

Introdução

Desde já agradecemos a disponibilidade por parte da Corsair por nos ter enviado os discos para procedermos a testes e mais tarde a implementação num projecto de modding.

Para esta review iremos proceder a vários testes com diferentes softwares conhecidos de benchmarks e também a testes com exemplos da vida real, como por exemplo o tempo que o windows leva para fazer boot ao sistema operativo, instalação do office 2010, etc.

O disco Corsair Force GT 120GB foi construído com uma arquitectura mais direccionada para a leitura e escrita de dados como filmes, músicas e jogos, ou seja dados que não são possíveis comprimir.

Embalagem e Conteúdo

A embalagem em si é simples. É uma caixa de cartão compacta e tem impressa nela as informações essenciais do disco e uma foto do mesmo. O interior da caixa está dividido em dois, num dos lados temos o disco dentro de uma embalagem plástica anti-estática bastante resistente, do outro lado temos um suporte para adaptar o tamanho do disco de 2.5” para 3.5” e todos os parafusos necessários para a montagem, envolvidos num saco de plástico “mole”.

A Corsair utilizou uma caixa feita de alumínio para revestir os componentes eléctricos, o topo do disco é de cor vermelha o que lhe dá uma possibilidade de uma conjugação perfeita com boards como por exemplo as ASUS ROG. No topo do disto tem uma etiqueta que contém as informações sobre o SSD (capacidade, velocidades máximas anunciadas pela Corsair de escrita e leitura).

Dentro encontramos uma placa PCB de cor verde com controlador SandForce SF-2281 que é o mesmo utilizado nos Corsair Force 3, existem abaixo disso 8 chips de memória MLC NAND agrupados em duas filas de 4. O fabricante destes chips é a Micron.

Esta configuração dá a capacidade real do disco em Formatação NTFS de 111GB no Windows 7.

As velocidades anunciadas pela Corsair para este disco 120Gb são de 555MB/s de leitura e 515MB/s de escrita como vamos usar uma sistema de raid0 esperamos atingir velocidades bastante aproximadas do dobro das anunciadas, no que diz respeito a IOPS’s a Corsair anuncia 85,000 em dados que possam ser comprimidos.

O disco tem uma fiabilidade de duração de 2 milhões de horas e uma garantia de 3 anos.

Sistema

Motherboard: Asus Sabertooth 990FX
Processador: AMD Phenom II X6 Processor 1055T
Memórias: 2x G.Skill Sniper 4GB DDR3 PC3-14900 1866MHz
Placa Gráfica: XFX HD6950 2GB
Fonte de Alimentação: NOX Hummer M 750W
Disco: OCZ Vertex3 (disco de sistema)
Rato: Corsair M60
Teclado: Corsair K90
HeadPhones: Corsair Vengeance 2000

Windows 7 PRO x64 SP1

Testes

Os testes utilizados para esta review foram:

  • Atto Disk benchmark
  • Crystal Disk Mark
  • AS SSD Benchmark
  • PCMark 7 Pro
  • SSD Life Pro
  • Aida 64

Atto Disk benchmark é software de medição do desempenho do disco que executa testes de transferências com vários tamanhos e compressões para ler as velocidades de leitura e escrita. Várias opções estão disponíveis para personalizar a avaliação de desempenho, incluindo a queue da fila, Overlapped I / O e até mesmo um modo de comparação com a opção de executar continuamente.

Crystal Disk Mark analisa os discos correndo uma série de testes e mostra os resultados no ecrã. O programa permite o cálculo da taxa de MB/s em leitura e escrita de dados em três tipos: sequencial, 512KB, 4KB.

Seq (Sequencial): Executa os testes de leitura e gravação com blocos sequenciais de 1024 KB.

512K (Random 512 KB): Executa os testes de leitura e gravação com blocos de 512 KB gravados em lugares aleatórios no disco.

4 KB (Random 4 KB, Queue Depth=1): Teste idêntico ao anterior, mas com blocos de 4KB e mantendo uma fila de gravação e leitura com um bloco sempre.

AS SSD Benchmark

O AS SSD Benchmark é um programa de teste do tipo benchmark, este Benchmark específico é usado para testar a capacidade do seu SSD. São quatro testes diferentes, que indicam a capacidade de diferentes funções do disco em questão. Alguns deles podem demorar vários minutos para serem finalizados. Cada um dos testes possui duas versões: “Read” (Leitura) e “Write” (Escrita). A primeira testa a velocidade com que os dados são lidos a partir da memória, e o segundo, a velocidade com que eles são escritos, ou seja, inseridos nela. Os resultados são exibidos em MB/s.

PCMark 7 Pro lançou recentemente a nova versão, e como nas versões antigas pode seleccionar os componentes a testar a sua performance. A PCMark 7 apresenta um conjunto de testes de armazenamento, que tenta recriar situações reais de performance tais como importação de imagens, conversão de ficheiros, pesquisa por malware. Cada teste oferece desafios diferentes para os discos, mas o resultado final é muito próximo.

SSD Life Pro permite controlar a o quão gasto está o disco, de uma maneira muito fácil e conveniente, o que significa que pode controlar facilmente e de maneira segura o modo como os dados são armazenados no disco.

A informação total sobre o disco, desde o geral (fabricante, modelo) ao mais técnico (sistema suporta TRIM) é mostrada no ecrã do ambiente de trabalho. O programa também dá-nos informações referentes ao tempo de uso do SSD, por exemplo quando compra um SSD usado pode saber o tempo que tem de uso.

Aida 64 é uma ferramenta completa para diagnóstico e monitorização do sistema. O Aida64 é essencial para verificar as configurações do hardware e do software em uso no PC. O programa mostra-nos informações detalhadas sobre o processador, memória, motherboard, drivers, processos activos, serviços em execução, etc. AIDA64 suporta mais de 150 dispositivos sensores diferentes para medir as temperaturas, voltagens, velocidade das fans e consumo de energia. Os resultados obtidos poderão ser exportados e o programa também alerta quando detecta sobreaquecimento, sobretensão, ou falha cooling na fan. Neste caso sendo utilizado para medir as diversas informações de leitura e escrita dos discos.

Conclusão

Quando se trabalha pela primeira vez com um disco SSD, fica-se bastante surpreendido com a resposta instantânea após clique ou arranque, o Corsair Force GT 120GB é a prova disso mesmo. O que surpreende também é o pouco ou quase nenhum ruído que e o disco faz comparando aos discos normais.

Ao utilizar-se o disco Corsair Force GT 120Gb, vai-se notar bastantes diferenças em comparação com um disco HDD: o tempo de arranque do sistema operativo, os rápidos carregamentos, a iniciação dos programas instantâneos… Mesmo quando o disco se encontra a realizar várias tarefas, o seu desempenho continua a ser fantástico.

Este disco é bastante bom em qualidade/desempenho/preço, será uma óptima escolha e por isso mesmo recomendamos o Corsair Force GT 120Gb.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Overminde View all posts by
Sou o Overminde, vivo em Santa Maria da Feira e sou a pessoa responsavel pela equipa de Case Modding ModGamerPT e CO-Founder da TugaReviews.com. Gosto de case modding e tudo o que isso implica desde cortes design etc... Na TugaReviews.com escrevo reviews sobre o diverso material informático desde gaming a cooling watercooling overclocking e apresento os nossos projectos de modding.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1