Devolo dLan® 1200+ WiFi ac Starter Kit & Stick WiFi ac

devolo_dLAN_1200__WiFi_ac
9.5 Overall Score
Performance: 9/10
Funcionalidade: 10/10
Preço: 9/10

Melhora a ligação WiFi e aumenta a potência | Norma AC para maior velocidade | Portas de Internet Gigabit | Fácil Instalação e Configuração | Possibilidade de configurar tudo em uma rede via WiFi Move | Compatibilidade com a maioria dos adaptadores

Preço

banner3

Introdução

Depois de trazermos a análise ao produto dLan® 550 WiFi Starter Kit da Devolo com o intuito de dar-vos a conhecer uma excelente solução para aumento e qualidade de rede Wireless nas vossas casas assim como uma solução sem fios e mesmo assim usarmos um cabo de rede. Eis que hoje apresenta-mos o Devolo dLan® 1200+ WiFi ac Starter Kit, um kit ainda mais potente equipado com a mais recente norma AC e também com portas Gigabit com ligações até 1000mb/s por cabo.

Falando um pouco da marca, a Devolo é uma das marcas mais reconhecidas da Europa e no Mundo, obtendo o título de lider mundial desde de 2009 no segmento de Powerline e é conhecida pela grande aposta nesta tecnologia, sendo que Powerline dLan é a sua tecnologia principal apresentando uma grande variedades de produtos que dispõem da melhor tecnologia e de uma excelente performance.

Quanto ao produto, o Devolo dLan® 1200+ WiFi ac Starter Kit é a versão mais completa e com a tecnologia mais avançada da Devolo, estando assim equipado com a norma wireless AC com velocidades até 1200 mb/s e duas portas Gigabit para a máxima velocidade e melhor ligação por cabo. Também vamos analisar em conjunto o Devolo Stick WiFi ac, uma Jpen wireless que nos trás a melhor ligação WiFi para os nossos portáteis e computadores usando a norma AC.

DSC03730 (Cópia)

Embalagem

dLan® 1200+ WiFi Starter Kit

Começamos então pela embalagem, com o tom principalmente de branco e detalhes em azul e vermelho entre outras cores, a caixa tem um aspecto limpo e contém toda as características que o produto trás.

Na sua frente temos então algum marketing inteligente para chamar atenção, tendo uma mão a mostrar um cartão vermelho que diz na nossa língua, “Devolo para os problemas de Wi-Fi”, esta imagem indica-nos o principal objectivo do produto, aumentar e melhor o sinal WiFi sendo que soluciona os problemas que podemos ter na nossa rede, de resto temos então uma imagem do produto e o seu nome, e algumas características, como a sua socket integrada, WiFi AC, 2 saídas de internet Gigabit e que é suporta o Windows 10.

DSC03647 (Cópia)

Passando agora as suas laterais, temos então na parte debaixo da caixa, varias informações dividido em três secções, o conteúdo da embalagem, uma imagem do nosso adaptador 1200+ WiFi ac legendado com toda a tecnologia incorporada e os sistemas operativos suportando. Já na parte de cima, temos imagens que resumindo dizem-nos que podemos usar o adaptador onde quisermos e ligar-mos por Wifi, sendo que concluí com três características da marca, os 3 anos de garantia da marca, qualidade de produto feito na Alemanha e os mais de 10 milhões de clientes que confiam nos adaptadores da Devolo.

DSC03667 (Cópia) DSC03673 (Cópia)

Na parte de trás, temos então uma pequena imagem de uma casa com um gráfico a explicar como os adaptadores podem ser usados, e do lado direito, em várias línguas, outras três principais características do produto, são elas o seu WiFi com velocidades ac até 1200 mb/s, a transferência de dados Powerline até 1200 mb/s e finalmente as suas duas portas Gigabit e tomadas integradas.

DSC03657 (Cópia)

Ao retirarmos o produto da embalagem principal, este vem em uma caixa de cartão bastante forte e resistente para caso de viagens mais pesadas, tudo vem bem embalado e imóvel. Ao retirarmos tudo da caixa, temos então todo o conteúdo, um manual para o nosso Starter Kit, um cabo de internet RJ45, e o nosso starter Kit.

DSC03691 (Cópia)
DSC03695 (Cópia) DSC03697 (Cópia)

Conteúdo:

  • Starter Kit composto por Adaptador dLan 1200+ e Adaptador dLan 1200+ Wifi ac
  • 1 Cabo de rede
  • Manual de Instalação
  • Panfletos sobre a marca e outros assuntos

Devolo Stick Wi-Fi ac

Como bónus também temos um o Stick WiFi ac da Devolo e o qual vai passar pela mesma análise, a caixa é bem simples continuando com os mesmo tons de cores, na sua frente temos então uma pequena imagem da nossa pen, e pequenos detalhes como nome do produto e frases a promover o seu objetivo, ou seja, wireless que chegue para toda a gente.

DSC03675 (Cópia) DSC03746 (Cópia)

Na parte de trás, temos mais uma vez, em multi-linguagem, o principal objectivo que é uma atualização rápida e sem complicações para mais recente norma AC que é a mais rápida na tecnologia de hoje. Temos também uma pequena imagem a explicar como funciona o Stick e também o destaque dos 3 anos de garantia da marca.

DSC03679 (Cópia)

Conteúdo:

  • Stick WiFi Ac
  • Manual de Instalação
  • Panfletos sobre a marca e outros assuntos

Produto/Instalação

O que é o dLAN® 1200+ WiFi ac e como funciona?

dLAN® 1200+ WiFi ac Starter Kit é um conjunto de dois adaptadores ( dLan 1200+ e dLan 1200+ Wifi ac ) que permite ligações a internet rápidas e potentes sem complicações ou grandes fios usando adaptadores dLan e tecnologia Powerline, que se baseia em utilizar a rede eléctrica doméstica como se fosse um cabo de internet levando assim a qualquer ponto da habitação usando os adaptadores ligados as tomadas, aumentando assim o sinal ou oferecendo a possibilidade de usarmos cabo Lan sem ter que passar de uma divisão para outra, sendo que no caso do Wireless, o nosso adaptador WiFi vai clonar a nossa rede Wireless primária e criar uma nova aumentando assim a sua potência e alcance do sinal. A sua instalação é bastante fácil e básica sendo que temos de ligar o Adaptador principal, neste caso o dLan 1200+ a uma ficha de preferência perto do router e ligar um cabo de rede ao mesmo, depois iremos ligar o adaptador dLan 1200+ Wifi ac na divisão pretendida, e esta vai criar uma rede com o sinal WiFi clonado da nossa rede principal e assim expandi-lo para o resto da casa com melhor sinal.

Características:

  • A melhor ligação de rede doméstica graças à tecnologia Powerline. Wi-Fi em qualquer tomada. Simplesmente, desempacotar, encaixar e começar.
  • Finalmente, Wi-Fi à velocidade ac: até 1200 Mbps para smartphone, tablet, portátil, etc.
  • Ligação Powerline através da linha elétrica com até 1200 Mbps.
  • A devolo range+ Technology utiliza, pela primeira vez, todas as três linhas do circuito elétrico em paralelo para ainda mais potência e maior alcance.
  • Com duas portas LAN Gigabit integradas para os seus aparelhos com ligação à Internet (Smart-TV, consola de jogos, PC, etc.).
  • Com a tomada integrada inclusive proteção para crianças, não perde nenhuma ligação à corrente na divisão.
  • A WiFi Move Technology liga automaticamente vários adaptadores numa rede Wi-Fi. Excelente receção Wi-Fi, em toda a casa, de forma totalmente automática.
  • Aposte no n.º 1: em todo o mundo, são já 20 milhões adaptadores devolo dLAN® vendidos.
  • Garantia total de 3 anos.

DSC03716 (Cópia) DSC03712 (Cópia)

Instalação/Software

Passando a instalação e testes ao nosso kit dLan® 1200+ WiFi ac, começamos por seguir detalhadamente cada passo do manual pois este tem uma explicação fácil de entender e a instalação acaba por ser bem rápida de concluir. Depois de instalado o nosso kit, a nova rede WiFi clonada deverá aparecer, se tudo estiver bem, com o nome de “Devolo X” e basta fazer a conexão a rede como fazemos no nosso dia-a-dia utilizando a password que está gravada na etiqueta do adaptador dLan® 1200+ WiFi. Temos então aqui duas opções, configurar esta rede clonada para nosso uso pessoal ou usar a tecnologia WiFi Move da Devolo e configurar esta rede para copiar o nome e password da rede a qual os adaptadores estão ligados ficando assim tudo como uma rede só, fácil de aceder e tudo em apenas uma rede para toda a casa. Para alguns isto pode parecer difícil, mas para isto aconselhamos então o uso do software da Devolo, o Devolo Cockpit, que pode ser transferido no site da marca e que irá facilitar a instalação desta opção de usarmos o WiFi Move.

Devolo Cockpit e WiFi Move

Apesar da instalação do Devolo Cockpit não ser obrigatória, aconselhamos a instalação do mesmo devido a facilidade e controlo total que o programa dá para controlar a nossa rede. No inicio, devemos ter a imagem dos dois adaptadores ligados, e temos algumas opções como actualizações, adicionar outro adaptador dLan a rede, palavra passe entre outros. As principais características deste software estão quando passamos sobre a imagem de cada adaptador, que nos deixa aceder a opções, FAQ e remoção dos dispositivos. Mas para a configuração mais completa, devemos passar por cima do adaptador WiFi e ir até “Página de configuração de dispositivo”.

Na configuração mais completa como acima indicada, teremos então acesso ao controlo total da rede, um dos passos mais importante e opcional que utilizamos foi então usar a tecnologia WiFi Move para juntar a rede original e a rede clonada como apenas uma, mantendo o mesmo nome e password para fácil acesso.

Home (Cópia)

Para a sua instalação, devemos começar por localizar o botão WPS do nosso router e de estarmos ligados a rede directamente por wireless e não estar a utilizar a rede clonada, neste caso, a Devolo. Vamos então a página principal do software da Devolo que estamos a analisar, prosseguindo para Configuração WiFi e vamos a WiFi Move, daí adiante basta clicarmos em “Iniciar a configuração”, ele irá carregar uma página que nos explica para clicarmos no botão WPS do nosso router, vamos então ao nosso equipamento clicar no botão WPS e pressiona-lo durante 2 segundos para o WPS ficar activo, depois é só esperar que a barra na página chega aos 100% e será concluído a instalação WiFi Move, e se tudo estiver correcto toda a rede deverá agora aparecer como uma.

dasdadasdagdfdfd (Cópia) asdasda (Cópia)
asdadas (Cópia)

Stick WiFi ac

A instalação do nosso stick WiFi ac da Devolo é bastante fácil e não necessita de software, basta ligarmos a nano-pen ao nosso pc por usb, e esperar que seja instalada automaticamente, depois disso ao clicar nas nossas ligações de rede, deverá aparecer lá o sinal de wifi da nossa rede. Em caso de portátil, este WiFi irá aparecer como Wifi 2 visto que nomeadamente o Wifi 1 está para a conexão default do portátil.

Testes

Para testar a rede fizemos uma serie de testes, para os testes principais por wireless usamos o Stick AC da Devolo com norma AC visto que o adaptador dLan 1200+ WiFi AC como o nome indica é capaz de velocidades AC e para testes de distância usamos também smartphones e tablets. Como setup, o router principal é um Huawei hg8247h mais o adaptador dLan 1200+, e está ligado na sala. Enquanto o adaptador wireless dLan 1200+ ficou no meu quarto, na outra ponta da casa. Como já tinha acontecido com o dLan 550 WiFi, o sinal sem adaptador era de 50 a 75%, sendo que com o adaptador no meu quarto ficou a 100%, extremamente forte e sem quebras de ligação.

Começando pela ligação WiFi, testamos então velocidades e pings, dois dos factores mais importante numa rede de internet, tanto usado para transferência como por exemplo para jogos. Estes foram feitos entre a performance da ligação Wireless vindo do router e o Wireless vindo do nosso adaptador dLan 1200+ WiFi ac.

graph (1) graph (5)

* O sinal via Wi-Fi via Router está a cerca de 10 metros com obstáculos como paredes e mais a enfraquecer o sinal.
** O sinal via adaptador dLan 1200+ WiFi está a cerca de 3 metros do computador usado para o teste.

Devido ao nosso router não usar norma AC, as velocidades vindas do router são baixas com norma N e a uma distância ainda grande, ao usarmos o adaptador dLan 1200+ com norma AC mais o Stick AC da Devolo no mesmo quarto, podemos ver então a tecnologia mais recente adaptada com a nova norma e os resultados estão a vista quando testamos ambos, quase com o máximo de velocidade contratada sendo uma grande e excelente melhoria em termos de velocidade e qualidade de internet sendo que o sinal fica também no máximo. Quanto ao ping, é verdade que apesar de melhoria de internet ao usarmos um clone aumentamos um pouco o ping, mas algo quase inexistente com diferenças de 1/2 milissegundos de diferença da qual não é notável em termos globais.

Outros dos pontos fortes é a possibilidade de usarmos cabo de internet devido a tecnologia Powerline e as suas portas Gigabit, temos também de ter em conta que a qualidade da rede eléctrica doméstica pode ter o seu peso para uma melhor ou pior ligação, no nosso caso, a casa onde foi testada deve ter cerca de 25 anos e os resultados foram bastante bons mas não excelentes devido ao assunto explicado. Com uma velocidade contratada de 200mb, conseguimos velocidades entre 170 e 195 mb/s sendo resultados bastante satisfatórios se ligarmos isto a ausência de cabos pela casa fora. Quanto aos seus pings, como para jogos ou transferências, a utilização de cabo de internet é melhor, fizemos os mesmo testes que ao wireless e os resultados estão a vista.

graph (3)

Como podemos ver, mais uma vez temos a diferença de 2/3 milissegundos de diferença no que toca a pings, mas visto que é algo que a maioria dos utilizadores não notará, isto é um pequeno preço a pagar por não utilizarmos cabos pela casa fora para termos uma melhor ligação, contudo, e não tirando valor, mais uma vez o ping pode ser prejudicado pela qualidade da rede eléctrica da residência.

O último teste foi ver até onde podíamos ter a nossa rede expandida devido ao adaptador dLan 1200+ na nossa residência, sendo que como ponto de partida, pelo meu router, não conseguia ter rede de uma ponta a outra, e no andar debaixo subitamente perdia a ligação da internet em vários casos, com o adaptador dLan 1200+ WiFi AC ligado, nunca perdi a ligação de internet sendo que também nunca tive abaixo dos 40% do sinal em toda a casa.

Conclusão

Como conclusão da análise deste kit Devolo dLan® 1200+ WiFi ac Starter Kit & Stick WiFi ac temos então que dizer se procuram uma solução topo de gama com tecnologia AC e Portas Gigabit, este kit tem que estar na vossa lista. Juntando qualidade, potência e a tecnologia mais avançada podemos tirar então o máximo de partido da nossa rede sem fios e grandes complicações sendo o ideal para casas onde sejam precisos vários pontos de acesso wireless, ou até por cabo, sendo que tablets, telemóveis, computadores e consolas tenham um acesso fácil a internet. Um melhor alcance é garantido pelo adaptador dLan 1200+ WiFi AC, sendo que com norma AC nunca perdi sinal em toda a moradia, e com esta tecnologia as velocidades são muito maiores que a norma N ou outra qualquer norma.

Pelos testes feitos, podemos ver que os resultados são bastante satisfatórios para este tipo de tecnologia, e não temos que nos preocupar se vamos perder velocidades ou qualidade na ligação face a nossa velocidade sem adaptadores. Noutro aspecto, o software é também bastante fácil de usar e configurar, sendo que também podemos adicionar adaptadores que respeitem as normas IEEE a nossa rede.

No preço, o Devolo dLan® 1200+ WiFi ac Starter Kit tem um preço a rondar os 150€, sendo um preço um pouco alto face ao mercado que existe, mas quando se falar em qualidade e eficácia este é um dos melhores kits que podem encontrar no mercado. Já o Stick WiFi ac custa pouco menos de 30€ e trás a tecnologia AC em uma nano-pen, ideal para portáteis sem esta norma.

Sendo assim, este produto cumpre o prometido, e fica justificado por ser um dos melhores e mais impressionantes produtos da Devolo levando assim a medalha de ouro da TugaReviews.

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1