Fnatic Gear Flick G1

flick
9.8 Overall Score
Construção: 10/10
Performance: 10/10
Preço: 9/10

Excelente qualidade de construção | Performance precisa e sem falhas | Ergonomia | Software com várias opções e de fácil uso | Mudança de perfis ao acesso de um botão | Iluminação

Nenhum

banner2

Introdução

Hoje trazemos mais um produto Fnatic Gear, marca de uma organização multi-gaming, que resultou da fusão da organização Fnatic com a marca Func, uma marca de periféricos que tem como raiz a Suécia. A Func era uma marca de grande qualidade mas sem conseguir adaptar os seus produtos ao gaming dos tempos de hoje, sendo que a organização decidiu então juntar-se a equipa Func Inc e criar esta marca que conta com vários periféricos topo de gama, com excelentes performances e qualidades para o Gaming Competitivo.

Desenhado para ser um dos melhores ratos para gaming, trazemos então o Fnatic Gear Flick G1, um rato óptico com um design ergonómico,confortável e com um dos melhores sensores do mercado, o Pixart 3310. Estas e muitas outras características fazem dele uma grande aposta por parte da marca e é isso que vamos analisar ao longo desta review ao Flick G1.

DSC03249 (Cópia)

Embalagem

As minha primeiras impressões da embalagem do Fnatic Gear Flick G1 é que tem um design minimalista mas no bom sentido, a apresentação é bastante limpa e dá uma excelente imagem ao produto sendo que as suas cores focam-se no branco,preto, laranja e ainda com imagens de fotos dos Fnatic em tons de cinzento e branco. Feita de um cartão bastante forte e resistente, esta embalagem é também feita para aguentar viagens de longa distância sem que o produto seja danificado.

Começando pela frente da caixa, temos então a imagem do nosso rato acompanhado do logo da Fnatic Gear e o do nome do produto, neste caso Flick G1 Optical Mouse. A parte da frente tem um sistema de livro, ou seja podemos abrir a sua frente, em que do lado direito temos o próprio Flick G1 e do lado esquerdo temos as especificações técnicas como o sensor, os switches, memória, resolução, taxa de actualização entre outros. Temos também os sistemas suportados como o conteúdo da embalagem.

DSC03238 (Cópia)
DSC03107 (Cópia) DSC03063 (Cópia)

As laterais da caixa, apenas têm cores e o logotipo dos Fnatic, sendo que vamos então passar a traseira, na traseira como fundo temos então uma imagem de uma das equipas de fnatic em tons de cinzento, e temos então uma imagem do rato com um pequeno texto sobre este e seis características com uma pequena explicação, em que se destaca a sua personalização, o seu design ergonómico e o seu sensor óptico Pixart 3310, entre outros.

DSC03095 (Cópia)

Ao retirarmos o Flick G1 da caixa, este apenas vem com um pequeno manual e o rato vem protegido por cartão e uma frente de plástico, ambos fortes para aguentar qualquer tipo de transporte. Finalmente, temos então o nosso Fnatic Gear Flick G1.

DSC03144 (Cópia) DSC03260 (Cópia)

Produto

Passando agora a parte mais importante, a análise ao Flick G1. Podemos então ver que o rato tem uma excelente forma ergonómica que é bastante confortável em todos os aspectos e adapta-se a qualquer estilo de grip, isto faz com que a fadiga seja reduzida em caso de várias horas de uso. O seu design é também bastante minimalista sendo que a cor predominante é o preto com alguns detalhes em cinzento.

DSC03269 (Cópia)
DSC03419 (Cópia) DSC03275 (Cópia)

Na sua iluminação, temos um led no nosso scroll e três barras do lado esquerdo no topo do rato, estas serão para diferenciar 3 tipos diferentes de perfis visto que podemos controlar os nossos dpi, ultrapolling, cores de led, entre outras opções no software da Fnatic Gear e assim criar um perfil. Para mudarmos entre os nossos perfis, basta carregarmos então no botão abaixo do scroll do Flick G1 o que garante um fácil e rápido acesso a mudança de perfis.

DSC03427 (Cópia) DSC03212 (Cópia)

O Fnatic Gear Flick G1 tem no total cinco botões e o scroll wheel, sendo que são os dois do topo mais o botão de scroll e dois na lateral esquerda do rato, sendo que todos podem ser personalizados ao gosto do utilizador. Nota para a excelente construção deste rato em que os botões laterais e a scroll wheel têm um excelente toque, e não se mexem de todo estando assim bem sólidos e seguros. Ainda na scroll wheel, esta tem um acabado feito em borracha e assim não falha no momento de calor do jogo quando é precisa.

DSC03262 (Cópia) DSC03267 (Cópia)

Na parte de baixo do nosso rato, temos então quatro pés em teflon que permite um deslize e preciso sem atritos em qualquer tapete para rato, sendo que este foi um dos pontos que mais gostei porque lembra-nos dois ratos de outra marca que tiveram imenso sucesso há uns anos atrás. A cobrir o nosso sensor Pixart 3310 temos então uma lente ADNS 2120 sendo uma perfeita combinação no que toca a tracking e precisão para o Flick G1.

DSC03195 (Cópia)

Quanto ao hardware neste rato óptico, temos então a combinação do Holtek HT68FB560 MCU com o Pixart ADNS 3310, um dos melhores sensor ópticos do mercado, e também os Omron switches para um clique rápido e sólido. A memória do Flick G1 é de 256kb e pode gravar informações e perfis on-the-fly. Com uma resolução de 5000 Dpi e 130 IPS de velocidade tracking, este rato dá assim até 6500 frames por segundo mas que pode ser totalmente personalizado no seu software, e gravado como perfil em que depois basta usar o nosso botão para mudança de perfil para um acesso fácil.

Para finalizar o seu cabo é entrançado com cerca de 2 metros e a sua conexão é banhada a ouro com tecnologia usb 2.0.

DSC03160 (Cópia) DSC03190 (Cópia)

Características:

  • MCU/Processador: Holtek HT68FB560
  • Switches principais: Omron D2FC-F-7N ( 10M )
  • Switches secundários: (5M)
  • Sensor: Pixart 3310
  • Memoria: 256 kB
  • Resolucão: 5000 CPI
  • Incrementos: 50 CPI
  • Frames por segundo: Até 6500
  • Velocidade de tracking: 130 IPS
  • Aceleração máxima: 30g
  • Taxa de actualização: Adjustável, até 1000Hz
  • Tamanho: 168 x 126 x 40 mm
  • Actualização de Firmware: Sim
  • Conexão: USB 2.0, banhado a ouro
  • Garantia: 2 anos

Software e Feedback

Software

Para uma maior personalização do Flick G1, a Fnatic Gear lançou então o seu próprio software para escolhermos totalmente as definições do nosso rato. O software do Fnatic Gear é bastante fácil de usar e dá-nos inúmeras opções para personalizar ao nosso gosto.

Perfis

Opções Básicas

Temos então vários separadores em que os três primeiros podemos personalizar até 3 perfis que depois de gravados, são gravados na memória do rato e podem ser escolhidos usando o botão localizado abaixo da scroll wheel do rato. Dentro das opções de perfil temos quatro abas, a primeira é as opções básicas, podemos escolher então os nossos dpi, e até personalizar em Axis, ou seja, um tanto dpi para cima e baixo, e outro tanto para os lados, sendo que é recomendado usar igual para ambos. Temos também a sensibilidade do ponteiro, a velocidade do scroll e o clique duplo que são opções globais. E para acabar temos então a taxa de actualização que podemos escolher entre 125, 250, 500 e 1000 hz.

Basic Settings (Cópia)

Personalização de Botões

Na próxima aba temos então a personalização dos botões do rato, podemos personalizar até 6 botões e o scroll para cima e para baixo, nas opções para escolher temos de tudo um pouco, desde teclas de rato, atalhos próprios da Fnatic Gear até atalhos para Office e Multimédia.

Button Assignments (Cópia) Button Assignments2 (Cópia)

Opções de Cores

Aqui vamos decidir se queremos usar iluminação de Led ou não, a sua cor e até o seu efeito. Na primeira parte podemos decidir se deixamos a luz led On/Off, se queremos um ciclo de cor ou apenas uma cor, e em caso de querermos apenas uma cor, podemos escolher qual e qual a saturação dela. Já na parte debaixo podemos decidir o efeito da iluminação, com efeito pré-gravados como piscar, pulsação ou batimento, ou podemos criar um efeito usando o brilho e os intervalos com que a iluminação aparece.

Color Settings (Cópia)

Gravação de Macros

Como o próprio nome indica, nesta aba podemos criar então macros para ser utilizado nos botões do nosso rato, para a gravação é bastante simples, basta dar um nome e carregar no botões laranja que irá ficar vermelho enquanto a gravação, depois é só pressionar os botões que desejamos, sendo que podemos utilizar rato e teclado para isto e quando terminada carregar em Save.

Macros (Cópia)

Backup e Restauro

O software da Fnatic Gear tem também um separador para Backups e outro para Restauro, ao clicarmos lá, em que podemos gravar os perfis no caso do Backup ou restaurar um perfil caso algo aconteça de errado com o separador de Restauro.

Backup (Cópia) Restauro (Cópia)

Feedback

Como o visual e hardware não é tudo, testamos então o Fnatic Gear Flick G1 no seu habitat natural, assim foi testada a sua performance no CS:GO, League of Legends entre outros títulos. O seu tracking e precisão é excelente sendo que nunca me falhou nas situações que mais precisei em especial nos FPS, o Pixart 3310 faz um trabalho exímio e melhor combinação não podia haver mesmo em baixo DPI. Os huano switches têm um excelente toque em combinação com a carcaça, sendo um toque firme e sólido mas ao mesmo tempo rápido e com um tempo de resposta no momento. Os botões laterais e o scroll têm igualmente uma rápida resposta e estão bem situados sendo que nunca falhou as macros que lá utilizei, e no caso do scroll sem bugs ou qualquer coisa do género, visto que muitos jogadores uso o “Salto” no scroll wheel para baixo. Quanto a sua ergonomia tenho a dizer que conseguiram o objectivo e é aprovado sem dúvida, em qualquer que fosse o jogo, a vossa mão está sempre bem apoiada seja qualquer o grip, reduzindo assim bastante a fadiga e eliminando o aparecimento de cãibras quando jogam por longas horas.

Conclusão

Apesar do mercado ser abundante, a Fnatic Gear criou uma linha de periféricos de alta qualidade e próprios para gaming, pois bem o Flick G1 é a prova disso, com um sensor óptico Pixar 3310 que está no topo da lista de performance quando falamos em sensores foi assegurado um excelente tracking e precisão. A sua ergonomia e design são outro ponto bastante forte, em que podemos usar qualquer grip que iremos ter a mão bastante confortável mesmo depois de várias horas ao usa-lo. Com a sua imagem minimalista o rato é uma autêntica máquina e está afinado em todos os pontos sendo que tem uma performance excelente e de qualidade em qualquer tipo de jogo.

A juntar a isto, a Fnatic Gear criou também um software fácil de usar e mesmo assim com bastantes opções de configuração que deixa qualquer um agradado.

Com estas características, o Fnatic Gear Flick G1, na minha opinião entra directamente para o Top 3 de ratos gaming no mercado, sendo que é um dos melhores ratos que já tive o prazer de experimentar.

Com um preço de 54,99€, o Flick G1 torna-se um dos ratos com melhor relação preço/qualidade se não o melhor do mercado, se querem qualidade de construção, performance com um sensor óptico de qualidade de topo, e ter o melhor para o gaming, então recomendados que o Fnatic Gear Flick G1 faça parte da vossa lista de escolhas, merecendo assim da nossa parte, a medalha de ouro sem dúvida nenhuma.

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1