Fractal Design: Node 304

95ae6daadeba1e6810c142420e238ced.med.256p
9.5 Overall Score
Construção: 10/10
Perfomance: 9/10
Preço: 9/10

Excelente em termos de espaço | Construção de alta qualidade | Performance acima da expectativa para uma mITX

Sem espaço para colocar drive de CD/DVD

Banner

Introdução

De renome mundial, a Fractal Design é conhecida por criar produtos com eficiência, qualidade de construção e de uma aparência bastante simplista e agradável aos olhos de qualquer um.

Introduçaõ

Por estas razões vamos então apresentar uma review da caixa Fractal Node 304, desenhada para configurações mini-itx, a Fractal juntou qualidade e eficiência tudo em uma pequena caixa que é capaz de surpreender qualquer um.

Especificações:

  • Compativel com mini ITX e mini DTX
  • Duas Expansões para placas PCI
  • Até 6 discos 3.5′ ou 2.5′ divididos por três suportes
  • Suporta Fontes de alimentação ATX ( Não deve ter mais de 16 centímetros de comprimento para ser compativel com gráficas com mais de 17 centímetros )
  • Suporta Gráficas até 31 centímetros caso a ATX não tenha um comprimentos superior a 16 centímetros.
  • Suporta Coolers em Formato de Torre até 16,5 centímetros
  • Dimensões: 250 x 210 x 374 mm
  • Peso suportado em volume: 19,4 litros
  • Peso: 4,9kg
  • Cores disponíveis: Preto e Branco

Chassi Inteiro Main

Embalagem

Como todas as caixas, a Fractal vem em uma caixa de cartão forte e bem embalada para que não haja danos colaterais com o transporte. Esta caixa contém por escrito informações e características da caixa em si, como também alguns desenhos da Node 304.

Na parte da frente temos uma pequena imagem da caixa desmontada peça por peça e as suas as principais características. Já na traseira temos apenas a imagem da caixa e alguma informação sobre a caixa.

Caixa Frente

Caixa TraseiraCaixa Lateral

As laterais são bem simples, de um lado temos um pequeno desenho da caixa aberta, e do outro lado as especificações globais da caixa, assim como também o que nós trás em termos de cooling.

Depois de abrirmos a caixa podemos reparar que a caixa vem envolvida em um plástico com dois pedaços de esferovite de cada lado para uma maior protecção da caixa.

Caixa AbertaCaixa Acondicionada

Por fim, junto a Node 304 vem um manual para ajudar na construção da própria e também os respectivos parafusos e anilhas para serem colocadas na caixa.

ManualParafusos 2

O Exterior

Node 304 da Fractal é uma caixa mITX, com um formato quase a lembrar um pequeno cubo, a marca é conhecida pelo sua simplicidade que dá origem a sua beleza e também pela sua grande eficácia e qualidade de construção.

Chassi Frente

A frente da Node 304 é bastaste simples, toda em preto mate, apenas podemos reparar no logótipo da Fractal no canto inferior direito e também uma pequena luz que irá ser ligada quando em funcionamento.

Chassi Frente - Pormenor

Ainda na lateral direita da frente temos o botão de energia on/off, duas ligações 3.0 e também a entrada de som assim como a saída para o microfone, ambos para 3.5mm jack.

Chassi Frente - Botões e mesh lateral

Do lado direito da caixa podemos reparar em uma pequena entrada de ar com mesh. Já no painel do lado esquerdo da Node temos também uma entrada de ar com mesh e filtro de pó mas esta preenche o painel quase por inteiro.

Chassi Lateral DireitaChassi Lateral Esquerda

Na parte traseira temos uma ventoinha de 140mm, uma ligação para o cabo de energia e também duas ranhuras para expansões de placas.

Chassi Traseira

A parte de cima e da frente são praticamente removíveis. Na  frente temos duas ventoinhas 92mm Silent Series R2 hidráulicas já devidamente instaladas mas que também podem ser removidas e substituídas por ventoinhas do mesmo tamanho ou de 80mm. Na frente delas, também temos um filtro de pó removível para que este não fique retido nas ventoinhas.

Frente Dual Fan 92mm 2

Frente Dual Fan 92mm 3Filtro de Pó Frente

No fundo da caixa, temos 4 pequenos pés que irão estabilizar a caixa quando montada e na parte mais frontal temos um grande quadrado de mesh com filtro de pó pois é onde iremos colocar a nossa fonte.

Chassi Parte Debaixo

Por fim a parte de cima é facilmente removível desapertando os 4 parafusos na traseira da caixa e serve para que possamos fazer a montagem da nossa configuração.

Lateral caixa aberta

Esta pequena caixa segue bem as regras de mini ITX e tem como dimensões 250 x 210 x 374, de peso tem cerca de 5kg e está disponível em preto e branco no mercado atual.

O Interior

Quando desmontada, a Node 304 parece ter bastante espaço para uma caixa mITX o que é algo surpreendente mas nenhuma novidade devido as grandes expectativas que a Fractal Design nos tem habituado.

Interior Suportes

A primeira vista podemos logo reparar que podem ser montados até 6 discos de 3.5′ ou 2.5′. Os discos ficam separados dois por cada suporte e estes podem ser desmontados facilmente para aumentar o espaço tanto para uma placa gráfica, melhor fluxo de ar ou até para uma melhor arrumação de cabos.

Suportes

Os suportes são totalmente removíveis, e experimentamos isso mesmo, ao retira-los todos podemos então comprovar que a Fractal Node 304 está muito bem aproveitada em termos de espaço.

Interior Vista

Na parte da frente, temos duas ventoinhas de 92 mm Fractal Silent Series R2 hidráulicas com ligação a 1300 rpm também compatível com ventoinhas de 80mm.

Dual Fan 92mm 2

Na parte traseira, já instalada está uma ventoinha de 140mm,e se olharmos com atenção na parte de fora temos um pequeno switch que funciona como um controlador de ventoinhas, este tem 3 modos, são eles 3, 5 ou 12 volts, isto irá reduzir ou aumentar as velocidades das ventoinhas ligadas ao próprio, originando também alguma diferença no fluxo de ar e no ruído gerado pelas ventoinhas pois na velocidade mais baixa ficamos com um sistema quase inaudível o que pode agradar bastante aos utilizadores de mini itx enquanto no máximo, 12 volts, ficamos com velocidades máximas para um fluxo de ar maior.

Switch Controlador

Continuando na parte traseira mas visto do interior, podemos ver a tal ventoinha de 140mm como já dito e junto a esta podemos reparar em uma pequena placa que é o controlo das ventoinhas que falamos anteriormente, esta tem os encaixes para as ventoinhas e é conectado a nossa fonte de alimentação via molex.

Parte de Trás Vista Por Dentro

Podemos ver também dois espaços para expansão de placas PCI, onde será colocada por norma uma placa gráfica ou placa de som, isto com uma pequena nota que em alguns casos o suporte para discos a frente destes espaços de expansão tem de ser retirado para a placa conseguir encaixar dentro da caixa. Com isto, se quisermos colocar uma placa gráfica podemos instalar uma com dimensões até 31 centímetros no caso de usarmos uma fonte ATX que não ultrapasse os 16 centímetros de comprimento, se não for esse o cenário e a nossa fonte de alimentação tiver mais de 16 cm, o espaço para o nosso gpu diminui para 17 centímetros apenas.

Suporte Gráfica

No interior temos também, o cabo de energia que irá ligar à nossa fonte de alimentação, e para finalizar temos todos os cabos que fazem as ligações do botão de energia, das entradas usb 3.0 e das entradas de audio/microfone.

Cabo de energiaCabos de ligação

Montagem

Quanto a montagem do sistema, esta é igual a uma instalação normal de qualquer configuração, começando primeiro por colocar os encaixes para os parafusos onde será instalada a motherboard.

Encaixe de Parafusos

Depois disto, colocamos o espelho da motherboard e colocamos a motherboard no devido local, como habitual acabamos por aparafusa-la devidamente para que ela fique bem segura.

FNode304

Depois da nossa motherboard instalada, podemos reparar que temos bastante espaço ao lado direito, que irá onde será instalada a nossa fonte, no caso da Node 304 podemos colocar uma fonte ATX pois é compatível ao contrário de algumas mITX do mercado, o ideal para este sistema são fontes modulares mas mesmo que utilizemos uma que não seja ainda vai sobrar algum espaço onde podemos arrumar os cabos, e visto ser uma caixa sem janela, o modo do cable management simplesmente tem de ser eficaz e arrumado para um bom fluxo de ar. Nesta caixa ainda poderá ser instalado um cooler a ar para o nosso cpu até 16,5 centímetros, algo bastante razoável para uma caixa mITX para quem não pode optar por refrigeração por agua, ou por palavras conhecidas, Watercooling.

FNode304-2

Por fim encaixamos o suporte com os discos rígidos e SSD, apertamos e depois basta acabar de instalar todos os cabos necessários e fios, relembrar que nesta caixa temos que fazer  ligação do cabo de energia da nossa fonte para o encaixe de energia da caixa na parte de trás, depois de toda a instalação feita, basta voltar a por o painel de cima e colocar os quatro parafusos. Desta maneira temos assim um sistema mITX na nossa Fractal Node 304 pronto a usar.

FNode304-3

Crédito aos websites: Guru3D e Vr-Zone pelas imagens da instalação.

Conclusão

Fractal Node 304 cumpre as expectativas esperadas desde da sua construção a sua performance, Node 304 é uma excelente caixa mITX e com um preço a rondar os 80€ no mercado, as suas características justificam o seu preço sem dúvida alguma. Com uma simplicidade agradável, com uma performance e espaços bastante bons para uma caixa mini ITX, o único contra é que esta caixa não tem a possibilidade de instalarmos uma drive 3.5′ para cd e dvd. Contudo, no meu caso isto não é um contra, e para muita gente penso que será assim a sua linha de pensamento visto que nos dias de hoje, nós não fazemos o uso dessa drive, e de resto a Fractal Node 304 tem tudo que uma boa caixa mITX deve ter. A Fractal Design consegue chegar mais uma vez ao topo com os seus produtos de qualidade e por isso mereço a medalha de ouro reconhecida pela TugaReviews.

Especial agradecimento a Fractal Design que nos forneceu a Node 304 para esta review.

Podem encontrar este produto e toda a informação em: Fractal Node 304

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1