Jogos do GameBoy Advance na WiiU

Untitled-10
9 Overall Score
Gráficos: 8/10
Jogabilidade: 9/10

Retro | Manuais Originais | Personalização de Botões

Sem Multiplayer

virtual console wii u

A Nintendo já tinha anunciado que a Wii U, no seu serviço de jogos clássicos a Virtual Console, iria receber um forte reforço e que estes títulos de jogos vinham directamente do GameBoy Advance. Estes jogos podem ser jogados fora da TV através do controlo GamePad e tem pontos de restauro, permitindo salvar a qualquer momento.

Nesta review vamos falar-te mais sobre este tema.

GameBoy Advance foi uma das melhores consolas portáteis que tive a oportunidade de jogar na sua altura, basicamente, era um Super Nintendo portátil a pilhas.

Ainda hoje, alguns jogos mais memoráveis passaram pelo GBA (GameBoy Advance), e estes começaram agora a ser lançados na consola de sofá da Nintendo, a WiiU, através do seu serviço online, a e-shop.

E a primeira coisa que me perguntei foi, sendo a WiiU uma consola HD, como é que o ecrã do GBA se ia aguentar numa TV de alta definição?

Comecei pelo WarioWare Inc. o primeiro da série, se a performance deste jogo fosse boa na WiiU, então, qualquer um ia correr perfeitamente bem.

WarioWare é um jogo um pouco estranho, basicamente é uma compilação de pequenos mini-jogos, designados por micro-games porque por vezes, nem 5 segundos demoram a acabar. É um jogo extremamente frenético e viciante, e na altura do seu lançamento, ficava a jogar horas seguidas, só para conseguir bater os meus próprios recordes.

WarioWareInc_MinigameMania_GBA-WiiU-PACP-Screen00-ALL WarioWareInc_MinigameMania_GBA-WiiU-PACP-Screen02-ALL WarioWareInc_MinigameMania_GBA-WiiU-PACP-Screen06-ALL WarioWareInc_MinigameMania_GBA-WiiU-PACP-Screen11-ALL

Depois passei para um dos meus jogos preferidos do GBA, e um dos melhores que já joguei numa portátil, o Advance Wars, um jogo de estratégia por turnos fantástico, e extremamente bem conseguido no GBA. A única desvantagem que tenho a apontar neste jogo é mesmo as missões iniciais do Tutorial são muitas, demoram muito tempo e são obrigatórias para começarmos a campanha. Por muito que goste que o jogo me explique como se joga (e sim, ficamos a saber tudo sobre o gameplay), penso que não era necessário um Tutorial assim tão grande, mas quando começamos a jogar o modo principal, aí sim, o verdadeiro Advance Wars vem ao de cima!

AdvanceWars_GBA-WiiU-PALP-Screen0-ALL AdvanceWars_GBA-WiiU-PALP-Screen1-ALL AdvanceWars_GBA-WiiU-PALP-Screen2-ALL AdvanceWars_GBA-WiiU-PALP-Screen3-ALL

 Graficamente, os jogos do GBA numa TV HD ficam tipo os jogos indie estilo pixel art que saiem hoje em dia. Para quem não gosta de ver pixeis muito grandes, têm sempre a opção “smooth”, que vai suavizar a imagem, retirando assim o estilo pixelizado, mas, ficando a imagem um pouco com um “blur” desconfortável. Se são puristas, vão com pixeis que não se vão arrepender!

Não nos podemos esquecer que, qualquer um dos jogos pode ser jogado no ecrã do WiiU Gamepad, onde aí parece que acabamos de comprar o maior GBA de sempre, a imagem fica fantástica e parece que os jogos foram criados especialmente para serem jogados no ecrã do gamepad.

Falando em gamepad, uma das razões que gostava da Wii e agora da WiiU, e sempre as diferentes escolhas que a Nintendo nos oferece de controlos, neste caso, os jogos do GBA podem ser jogados com o WiiU Gamepad, como já foi dito, o WiiU Pro Controller e ainda o Classic Controller “Pro” da Wii (ligado a um Wii mote), e estes dois últimos podem ser utilizados enquanto temos o WiiU Gamepad a fazer de monitor. E como não podia deixar de ser, todos estes controladores podem ser personalizados com as teclas que quiserem. Toda esta versatilidade é bem-vinda.

controladores nintendo wii u

Em relação aos modos multijogador, esses sim sofrem um bocado, porque como é óbvio, é impossível ligar a outro GBA, por isso, só vão conseguir jogar jogos multijogador aqueles que só precisam de 1 GBA e 1 jogo (que por acaso, ambos os jogos que testei funcionam desta maneira, especialmente o Advance Wars, que é perfeito para isto, simplesmente passam o Gamepad para outro jogador quando muda o turno).

Além da gravação interna que cada jogo tem, podemos ainda fazer uma gravação manual, e para fazer isto basta tocar em qualquer lado no ecrã do WiiU gamepad (ou personalizar uma tecla num dos comandos) para chamar o menu de emulação, onde podemos personalizar os gráficos/controlos e gravar o jogo, para quando voltarmos a jogar, começarmos exatamente no local onde ficamos. Mas ainda temos outra maneira mais básica, simplesmente, desliguem a consola enquanto estão a jogar um jogo de GBA, quando voltarem ao jogo, vão começar desse mesmo sítio (bom para aqueles que, só o facto de terem de ir a um menu gravar, já é trabalho a mais).

 Se tiverem duvidas sobre o jogo, todos eles incluem o manual original, e está acessível a qualquer altura, através de um pequeno ícone com o simbolo “?” no ecrã gamepad, basta clicar nele, e vão diretamente para o manual.

 A performance de ambos os jogos foi idêntica há do GBA, sem baixas de FPS (frames per second), principalmente no WarioWare, onde podia ser mais provável por ser extremamente frenético e rápido, mas nem um pequeno soluço.

 Neste momento a lista de jogos já conta com alguns jogos obrigatórios, aqui está a lista completa:

 Desta lista, saltam os nomes (para além dos que eu já falei, Advance Wars e Wario Ware):

Mario & Luigi: Superstar Saga – Um dos melhores RPG’s de Mario e Luigi, e obrigatório para quem gosta da série.

Metroid Fusion – Considerado um dos melhores (se não, o melhor) Metroid 2D.

Golden Sun – Obrigatório para qualquer fã de RPG por turnos estilo Final Fantasy, sem duvida, um dos melhores jogos de sempre.

The Legend of Zelda: The Minish Cap – Mais um Zelda criado pela Capcom, e uma das melhores aventuras que alguma vez chegou a uma consola portátil.

 Pelo menos estes 4 com o Advance Wars valem uma compra. O preço normal de cada um dos jogos é 6.99€, agora deixo ao critério de cada um o valor de cada jogo.

 Se forem um grande fã de jogos do GBA ou se ainda não jogaram alguns, esta é uma optima oportunidade para reviver os tempos desta consola, eu sei que passei algumas noites deitado na cama antes de adormecer, a jogar Advance Wars no Gamepad.

No futuro, cá esperamos mais jogos, penso que um dos próximos pode ser o Metroid Zero Mission, o remake para o GBA do primeiro Metroid lançado na NES, e com isto, podemos jogar praticamente toda a serie Metroid na WiiU.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: BioDio View all posts by
Comecei pela velha Mega Drive e anos mais tarde passei para a Dreamcast. Enquanto espero pelo Shenmue 3, fui ficando um pequeno coleccionador de "Hidden Gems", mais propriamente no PC e PS2. Gosto dos meus jogos em formato fisico com edições de coleccionar. No meu tempo livre, faço Motion-Comics (alguns de gaming) com o nickname - Primus Animations.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1