Noctua NH-L9x65

noctua_nh_l9x65_1_w_600
9 Overall Score
Construção: 10/10
Preço: 9/10
Perfomance: 8/10

Excelente compatibilidade com sistemas ITX | Boa eficácia global para os objectivos pretendidos | Fácil Montagem com o sistema SecuFirm 2 | Compatibilidade com Intel e AMD

Dissipação de calor pouco eficaz em sistemas com Overclock ou Chipsets quentes por natureza devido ao seu pequeno tamanho

banner

Introdução

Com cerca de 10 anos de experiência, a Noctua é uma das melhores marcas quando falarmos sobre arrefecimento para computadores. Conhecida pelos seus coolers como NH-D12 e o NH-D14, a Noctua apresenta qualidade e performance em cada produto que constrói, dando uma variedade gigante de tamanhos e para todos os gostos, e é assim que apresentamos o Noctua NH-L9x65. Um cooler de baixo perfil que é o sucessor do premiado NH-L9 e que pouco mais largo é do que o cooler stock da Intel, aumentando assim o espaço livre na caixa e a sua compatibilidade com a maioria dos sistemas sejam eles ATX, mATX ou ITX, decidimos então testar a sua performance e qualidade para ver se nos trás as características que a Noctua nos habituou. Com apenas 65mm de altura e uma dimensão de 95mm x 95mm, podemos dizer que os resultados são positivos e que a Noctua cumpriu os objectivos destinados com este cooler.

DSC02542 (Cópia)

Embalagem

Comecemos pela embalagem, que segue a linha de imagem do cooler, uma pequena embalagem de cartão bastante forte que protege o seu interior de qualquer viagem. As suas cores são as habituais dos produtos Noctua, branca e castanha com detalhes em azul, ao torno da caixa a Noctua coloca então toda a informação que precisamos de saber deste cooler.

A parte da frente e cima da nossa caixa são praticamente iguais, temos o nome e características do nosso cooler, podemos reparar alguns destaques como a sua compatibilidade com a memória ram em plataformas Intel, a sua compatibilidade máxima com qualquer placa pci-e em sistemas ITX, o seu sistema de montagem SecuFirm2 que está presente em todos os coolers recentes da Noctua, a sua ventoinha NF-A9x14 e até os seus incríveis 65mm de altura tornando-o em um cooler de baixo perfil.

DSC02343 (Cópia)

Na lateral direita, temos então as especificações detalhadas do nosso dissipador, como dimensões, peso e compatibilidade com variadas sockets, temos também os detalhes da ventoinha NF-A9x14 e o conteúdo todo que a nossa embalagem trás. Na lateral esquerda, temos basicamente os destaques que vimos na sua frente mas desta vez explicados detalhadamente, por exemplo o que beneficiamos com a sua compatibilidade com ram e placas pci-e, com o seu baixo perfil de 65mm, o seu facil acesso a qualquer conector junto ao dissipador, entre outros.

DSC02358 (Cópia) DSC02361 (Cópia)

Para finalizar a embalagem por fora, na parte de trás da caixa, temos em várias línguas, um pequeno resumo do NH-L9x65, que fala-nos de ser o sucessor do premiado NH-L9 e todas as características principais deste novo cooler.

DSC02349 (Cópia)

Ao abrir temos então duas caixas, a primeira é a caixa de acessórios e do sistema de montagem, esta trás o sistema SecuFirm2 compatível com sockets Intel e AMD e as mais variadas socket, junto a isto temos também os nossos acessórios que estamos já habituados a ver nos produtos Noctua, são estes um adaptador baixo-ruído NA-RC7, pasta térmica NT-H1 e uma chaves de parafusos NM-SMT2 para instalarmos o nosso NH-L9x65.

DSC02403 (Cópia) DSC02387 (Cópia) DSC02378 (Cópia)

Na outra caixa, temos então o nosso dissipador já com a ventoinha pré instalada, este vem bem protegido por todo o cartão a volta para que não haja nenhum dano no cooler em si.

DSC02502 (Cópia)

Conteúdo:

  • CPU Cooler NH-L9x65
  • Fan NF-A9x14 Premium PWM
  • Adaptador Low-Noise (L.N.A)
  • Massa térmica NT-H1
  • Kit’s de montagem SecuFirm2 para Intel e AMD

Especificações

Especificações Cooler:

  • Compatibilidade socket:
    Intel LGA 2011-0 & LGA2011-3 (Square ILM), LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 & AMD FM2/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2 ( requerido backplate )
  • Compatibilidade fan: 92 x 92 x 14 / 92 x 92 x 25
  • Dimensões Cooler: 65 x 95 x 95 mm ( com ventoinha )
  • Peso (sem fan): 340g
  • Peso (com fan): 413g
  • Material: Cobre (base e nos heat-pipes), alumínio (cooling fins), juntas soldadas e niqueladas
  • Garantia: 6 anos

Especificações fan:

  • Modelo: Noctua NF-A9x14 PWM
  • Rolamento: SSO2
  • Velocidade máxima rotacional: 2500 RPM
  • Velocidade máxima rotacional com L.N.A.: 1800 RPM
  • Velocidade mínima rotacional (PWM): 400 RPM
  • Fluxo de ar máximo: 57,5 m3/h
  • Fluxo de ar máximo com L.N.A.: 40,8 m3/h
  • Ruído acústico máximo: 23,6 dB
  • Ruído acústico máximo com L.N.A: 14,8 dB
  • Alimentação:  12V
  • MTBF: >150.000h

Noctua NH-L9x65 Características:

  • Baixo Perfil 65mm
  • 100% RAM compatibilidade com plataforma Intel
  • 100% compatível com placas PCI-E em sistemas ITX
  • Ventoinha NF-A9x14 Premium
  • Fácil acesso a conectores juntos ao dissipador
  • Sistema de Montagem SecuFirm2™
  • Compatibilidade com sockets passadas e futuras
  • Pasta térmica NT-H1
  • Garantia de 6 anos

Produto

Como já aqui referido o Noctua NH-L9x65 é um cooler de baixo perfil, e podemos ver isso logo a primeira vista, este pequeno cooler tem apenas 65mm de altura com a ventoinha, e podemos reparar que pouco espaço vai ocupar no nosso sistema. Vemos também que para ter esta pequena altura, o nosso dissipador foi construído na horizontal para ocupar menos espaço vertical, e para completar, a nosso ventoinha NF-A9x14 tem apenas 14mm de grossura, completando assim os seus 65mm. Esta já pré-instalada, está segura por dois clips e é bastante fácil de retirar/montar do nosso dissipador. No seu aspecto global, e como sempre que analisamos um cooler da Noctua, o seu aspecto é bastante limpo e a qualidade de construção é eximia, sendo que apresenta bastante detalhes bem acabados e mostra cuidado na sua construção.

DSC02508 (Cópia)

Apesar de pequeno, a Noctua conseguiu embutir quatro heatpipes, dois de cada lado, que iram optimizar a dissipação do cooler, não fugindo a regra, a sua construção é feita de cobre na sua base e nos seus heatpipes, alumínio no dissipador e ainda conta com as juntas soldadas e a sua fusão de níquel que a Noctua junta a todos os seus coolers para gerar uma performance.

DSC02506 (Cópia) DSC02516 (Cópia)

A base é bem polida e limpa, que para quando colocarmos sobre o nosso processador junto com a massa térmica, a fusão seja perfeita e a dissipação de calor seja a máxima. Com isto, juntamos também os detalhes da nossa ventoinha NF-A9x14 que apesar de ser mais fina do que habitual, consegue chegar as 2500 rpm para uma melhor circulação de ar e arrefecimento do dissipador fazendo-se ouvir a 23,6db, se preferir usar o adaptador de baixo-ruído conseguimos então usar a ventoinha no máximo de 1800 rpm a uns 14,8dB, claro que estamos a falar nas suas velocidades máximas sendo que a velocidade das ventoinhas podem ser controladas consoante as temperaturas.

DSC02512 (Cópia) DSC02526 (Cópia)

Instalação

Sistema de Instalação SecuFirm2™

Como em todos os coolers recentes da Noctua, o NH-L9x65 vem com o sistema de instalação Instalação SecuFirm2™, um sistema de montagem bastante fácil e que tem sido caracterizado por ser uma das instalações mais fáceis e eficazes no mundo do cooling. Recomendo usarem o manual que vem junto ao cooler, este tem instruções cruciais e mostra passo a passo como fazer uma instalação simples. Em primeiro iremos encaixar na parte de trás da nossa motherboard o backplate para socket 115X, ao seguirmos o manual, passamos para a frente da motherboard onde será encaixada as restantes peças assim ao completar a base da instalação com compatibilidade para a nossa socket. Antes de colocarmos o nosso dissipador, passamos então a fase de colocar a massa térmica, há quem opte por uma gota, ou quem o espalhe, qualquer destas opções é viável, quando estiver pronto, então iremos colocar o dissipador em cima da base, a modo que os dois parafusos do meio encaixem com os parafusos centrais da base que podem ser vistos na primeira imagem, a partir daí é só apertar-los bem para que fique bem seguro e o processador fique a fazer fusão com a base do dissipador.

DSC02561 (Cópia) IMG_20151208_173427 (Cópia)

Com o seu pequeno tamanho, o Noctua NH-L9x65 é compatível com todas as rams na plataforma Intel e com todas placas pci-e mesmo nos sistemas mais pequenos ITX. Como a ventoinha tem o tamanho ideal do nosso dissipador, esta encaixa perfeitamente em cima do dissipador e não ocupa espaço nenhum em excesso sendo assim um cooler com dimensões bastante reduzidas, excelente principalmente para sistemas ITX.

Testes

Sistema onde foram efetuados os testes:

Motherboard: Asus P8P67 Pro Rev 3.1
Processador: Intel Core I5 2500K 3.3Ghz ( OC 4.2Ghz )
Cooler: Noctua NH-L9X65
Memórias: 2x GSkill Ripjaws 4GB 1333Mhz CL9
Placa Gráfica: MSI HD 7850 1GB OC Edition
Fonte de Alimentação: LC Power 550w
Caixa: Nox Hummer SX
Disco: Kingston HyperX 3K 120GB (disco de sistema)
Ventoinhas: 1x ventoinha traseira de 120mm a enviar ar e 1x ventoinha no topo de 120mm a retirar ar.

Teste do sistema:

Depois de termos o Noctua NH-L9x65 instalado no nosso sistema, passamos então a fase de testes e a sua performance enquanto dissipador de calor. Os testes foram feitos a pensar em situações de dia-a-dia, ventoinhas em velocidades standard, caixa fechada, uma ventoinha de 120mm intake e outra de 120mm outtake a fazer o air cooling, junto com a ventoinha do nosso cooler. A temperatura ambiente do quarto foi cerca de 19º/20º quando os testes foram realizados.

Os gráficos terão as seguintes legendas:

Min. Temp: Temperatura mínima atingida por um dos Cores
Idle: Temperatura média dos 4 cores em conjunto em estado Idle
Full Load: Temperatura média dos 4 cores em conjunto em estado Full-Load
Max. Temp: Temperatura máxima atingida por um dos Cores

Temperaturas Finais:

graph (1)

Testes do sistema sem overclock:

Idle:
Sem OC Idle (Cópia)
Load:
Sem OC Load - Standard (Cópia)

Testes do sistema com overclock a 4.2Ghz:

Idle:
OC Idle 2 (Cópia)
Load:
OC Load - Standard (Cópia)

Conclusão dos Testes:

Depois dos testes acima completos, podem então tirar as vossas conclusões, do meu ponto de vista, é claro que as temperaturas não estão perfeitas em termos de grande dissipação de calor quando temos o nosso processador com overclock por exemplo, mas por um lado, podemos focar nos principais objectivos do NH-L9x65 e dizer que faz um bom trabalho para o que oferece. Outro teste realizado foi com a ventoinha a 100% em full load, e é verdade que se consegue reduzir cerca de 3/4º mas o sistema será bastante audível, e essa foi uma das razões de usarmos o sistema em Standard. Contudo, concluímos então que este cooler consegue oferecer uma boa dissipação de calor a ar logo que o processador esteja com os clocks a stock e não com overclock, caso contrário, as temperaturas serão um pouco altas e dependendo da nossa circulação de ar e tamanho da caixa poderá ser um pouco demais para o dia-a-dia.

Conclusão

Este cooler foi projectado para sistemas mais pequenos que precisem de uma boa dissipação de calor mas ao mesmo tempo não ocupem espaço nenhum, e este pequeno cooler é capaz disso mesmo, ocupando apenas 65mm de altura e 95mm a seu redor, podemos encaixa-lo nos mais pequenos sistemas, e obter mesmo assim uma boa dissipação de calor presumindo que não será feito um overclock, pois nesse caso a nossa caixa irá ter uma circulação de ar mais quente e a temperatura será sempre alta em load e tende a aumentar a medida que o tempo passa. As suas pequenas dimensões junto a qualidade de construção da Noctua e uma boa eficácia de dissipação de calor para processadores em stock, tornam o Noctua NH-L9x65 um bom cooler para aqueles que desejam qualidade nos seus sistemas mais pequenos e que não têm grande espaço para um cooler.

Como todos os dissipadores de calor da Noctua, a qualidade de construção deste cooler está feita ao mínimo detalhe, e na embalagem a Noctua coloca para nós todos os acessórios precisos, como a massa térmica e uma chave de estrela para a nossa instalação SecuFirm 2, este sistema de montagem facilita e muito o trabalho de instalarmos o NH-L9x65 no nosso sistema quase sem esforço nenhum.

O Noctua NH-L9x65 pode ser encontrado no mercado por volta dos 48€, o que estabelece um preço nem muito caro nem muito barato para o que oferece, sendo que este cooler tem como principais objectivos a sua compatibilidade com sistemas mais pequenos como ITX e várias sockets, baixo ruído e qualidade superior como a Noctua já nos habituou, sendo que este não foi projectado com foco em aguentar temperaturas de overclock exageradas, o NH-L9x65 é um dos melhores coolers que podemos comprar no mercado dos coolers com estas dimensões, ou seja prontos para ITX e com uma altura bastante reduzida.

Com o unboxing, analíse ao produto em detalhe e testes, podemos dizer que a Noctua cumpre as principais características que promete neste produto, sendo que leva assim a medalha de ouro.

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1