Ozone Neon 3K

ozone-neon-3k-b
8.2 Overall Score
Construção: 9/10
Performance: 7/10
Preço: 9/10

Excelente relação de qualidade/preço | Ambidextro | Sensor Óptico com Omron Switches | Software

Sensor apresenta tracking defeituoso em baixos dpi juntamente com o seu LoD baixo

banner

Introdução

Hoje trazemos então o Neon 3k, um dos produtos da marca Ozone, que recentemente apostou na apresentação de vários periféricos gaming como novos ratos e headsets, adicionando assim mais qualidade e variedade ao seu catálogo de produtos.

Depois de já se ter imposto no mercado como uma das melhores marcas em termos de qualidade/preço, eis que surgem então novos produtos com ainda mais qualidade mas surpreendentemente, mantendo o seu preço em geral. Um destes, foi então a apresentação do Neon 3k, semelhante ao Neon, só que a sua maior diferença é no sensor, que agora conta com um Pixart 3320, um sensor óptico com boa qualidade a um preço bastante acessível.

A sua forma ambidextra, qualidade e preço tornam o Ozone Neon 3k, um rato a ter em conta quando o orçamento não é alto, sendo que oferece de tudo um pouco e foi desenhado principalmente para gaming.

dsc04227-copia

Embalagem

Vamos começar então pela embalagem, há primeira vista, a caixa é discreta em tons de preto e vermelho que são as cores principais da Ozone, esta é de um cartão bastante forte para as viagens, e tem um sistema bastante interessante, em que podemos abrir a caixa em sistema de “tampa”

Na parte da frente temos então uma imagem do rato em tamanho real, o nome do rato e o logo da Ozone, também quatro das principais características, o facto de ser ambidextro, o seu sensor óptico com 3500 dpi, a sua construção e a sua tecnologia led com até 6 cores. Levantando assim o sistema de tampa, temos então o próprio rato protegido pelo plástico apenas para vermos como ele é, e em cima, algumas informações do próprio rato.

dsc04157-copia
dsc04173-copia dsc04175-copia

As laterais da caixa são apenas preenchidas por imagens do próprio rato e da marca. Já na sua traseira, temos mais uma imagem do rato, com algumas das suas características explicadas com alguns detalhes, ainda na parte debaixo, temos em várias línguas, um pequeno resumo da tecnologia do Ozone Neon 3k.

dsc04169-copia dsc04163-copia

Retirando agora o rato da embalagem, temos então um autocolante da Ozone Gaming Gear, um mini-livro para a utilização do nosso rato, e claro, o principal, o nosso Ozone Neon 3k pronto a ser ligado e utilizado.

dsc04231-copia dsc04181-copia

Produto

Seguindo agora para análise mais detalhada ao Ozone Neon 3k,  um dos pontos fortes é a sua forma ambidextra que se adapta a qualquer utilizador, esta também está bastante bem adaptada para qualquer tipo de grip sendo um rato de tamanho médio e bastante simples e eficaz nessa área. O seu design ficou então parecido ao Neon, mas este era um ponto forte do rato anterior, em tons de preto e minimalista, temos alguns detalhes como podemos ver nas fotos mas que de todo, não têm impacto na sua forma geral.

dsc04187-copia dsc04199-copia

Este rato, como a maioria nos dias de hoje, vem com um sistema de led que nos permite configurar até 6 cores ao nosso gosto e com um botão de mudança de perfis, este tem dois perfis em que podemos configurar os dpi’s, o polling rate e a sensiblidade do mesmo, tudo a partir do software da Ozone.

dsc04196-copia dsc04186-copia

Quanto a sua acessibilidade, o Ozone Neon 3k está equipado com um total de 7 botões mais um botão de perfis, estes podem ser configurados para total acesso e controlo dos mesmos. De notar, que para o preço do rato, a sua qualidade de construção é notória neste ponto, sendo que todos os botões apresentam solidez e não há folga entre eles sendo que não abanam ao mexer o rato.

dsc04190-copia

Passando a parte debaixo do nosso rato e ao seu hardware, o Ozone Neon 3k está equipado com um sensor óptico Pixart 3320, um sensor com boa qualidade mais de baixo custo, e com dois pés grandes de teflon para um deslize sem atritos no nosso mousepad. Quanto ao restante, temos então fibra entrança a volta do cabo principal para uma maior durabilidade do mesmo com uma conexão usb banhada a ouro para uma performance sem falhas.

dsc04209-copia
dsc04208-copia dsc04215-copia

Quanto ao restante hardware, o Neon 3k está equipado com uma memória interna de 128k e switches Omron para que os cliques sejam rápidos e eficazes, assim como registados na hora.

Caracteristicas:

Sensor: Pixart 3320 Óptico
DPI (max.): 3500
Design: Ambidextro
Memória Interna: 128kb
Peso: 110g-130g
Switches: Omron
Botões programáveis: 8 botões
Dpi ajustáveis on the fly: 750/1500 (configurável)
Frequência de resposta ajustável: 2/65/125/190/255ms
Compatível com: Windows® (driver)
Tamanho: 125 x 65 x 36.8 mm
Conexão: USB banhado a ouro
LED: 6 cores

Software e Feedback

Software

Para um mais fácil uso e configuração do Neon 3k, a Ozone lançou também um programa para personalizar e configurar o nosso rato ao gosto, fácil de usar e com interface simples, o programa mostrou-se eficaz e com acessos fáceis para qualquer utilizador.

Perfis

Opções Básicas

No ecrã principal, temos então onde vamos fazer todas as configurações necessárias no nosso Neon 3k, começando pelo lado esquerdo temos então a configuração de cada botão, sendo que este está legendado na imagem do rato está no centro, que nos permite ver o modo de visualização do topo como na lateral. Uma das partes importantes, é que utilizando o botão Led Color podemos então mudar entre as 6 cores disponíveis para o nosso rato.

Do lado direito, temos então os dois separadores chamados de DPI 1 e DPI 2, estes são os perfis que podem ser alterados on-the-fly pelo botão do rato, nas configurações dos mesmo temos então, os DPI até 3500 que apenas dão para alterar de 250 em 250, o som sound FX que nos dará um aviso sonoro ao alterarmos o perfil e finalmente o polling rate do rato, que está como default a 500hz mas pode ser utilizado a 1000hz se assim pretenderem, ou abaixo dos 500, consoante o gosto.

Já na parte inferior, podemos configurar várias perfis caso um com duas opções não cheguem, sendo que podemos ter até 5 mas têm que ser seleccionados pelo programa.

main-copia
config-copia led-config-copia

Depois de explicado o principal, vamos passar então a algumas configurações disponíveis nos programa, do lado esquerdo abaixo da programação dos botões, temos um pequeno botão de Macros, este permite-nos criar Macros para serem utilizadas mais tarde na configuração dos próprios botões. Semelhante a outras marcas, estes são faceis de usar, devemos dar um nome a Macro, e fazer o record macro, daí adiante pressionamos os botões que queremos utilizar, e acabamos com “end record” e “save”, ou seja, salvar. Do lado esquerdo da janela macros, podemos então ver a macro pronta a ser utilizada na configuração dos botões do Neon 3k.

macros-copia text-macro-copia

Com isto concluímos a analise ao seu software, e como podemos ver, é bastante simples e de fácil acesso, sendo que não precisamos de muito mais em um rato gaming e achamos que a Ozone fez um bom trabalho neste programa de configuração.

Feedback

Testamos então o Ozone Neon 3k em vários títulos conhecidos como Counter-Strike:GO, League of Legends e mmorpg’s, tal como o uso normal. No seu conforto, temos a dizer que o Neon 3k é bastante confortável e a sua forma ambidextra adapta-se facilmente a mão, sendo que não senti desconforto ao longo do seu uso. Quanto a sua performance, os cliques Omron estão no ponto e registam cada clique no momento em que é pressionado, o scroll e os botões laterais são bastante sólidos e suaves sendo que podem ser usados para macro key’s e no caso de FPS, o uso do scroll down e up para saltar ou mudar de armas. Quanto ao seu sensor, aqui vem um dos contras mas que pode-se não adaptar a todos, o tracking do sensor em alto dpi ( acima dos 1500 ) está acima do satisfatório sendo que não há falhas, o problema é para jogadores que usem os dpi baixos ( neste caso 500 ) e baixa sensibilidade, sendo que movimentos rápidos para os lados levantando o rato, o rato não vai conseguir fazer tracking completo do movimento e vai acabar por ficar a meio sem registar sendo uma falha do sensor e do seu LoD ( lift-off-distance ), como dito é algo que nos aconteceu a baixo dpi’s sendo que não é necessariamente um contra com jogadores que usem facilmente o dobro do dpi ( 1000 ). Acompanhando este ponto negativo, vem um ponto menos negativo, sendo que o seu ajuste de DPI está limitado a incremento de 250 em vez de ser totalmente livre.

dsc04205-copia dasdasd-copia

Conclusão

Com isto, chegamos então a hora de concluir a nossa análise ao Ozone Neon 3k, e temos a dizer que apesar do seu contra no sensor, o rato tem bastante potencial para o seu preço. Equipado com um sensor óptico Pixart 3320, e Omron switches é de esperar que este tenha uma durabilidade acima da média, a sua construção e solidez foi dos melhores pontos observados assim como a sua forma ambidextra e confortável. Com isto, a Ozone surpreendeu devido a construir um rato com este hardware e um preço bastante reduzido.

O seu software também é bastante fácil de usar e podemos personalizar totalmente, desde de macros, cor de led aos seus dpi’s e taxa de atualização.

O Ozone Neon 3k é então aconselhado caso procuram algo barato e com um sensor óptico mas não esquecendo, se jogarem com dpi médios/altos, porque o seu maior contra é o tracking a dpi’s reduzidos e o seu LOD que acaba por não ser uma boa combinação para jogadores de baixa sensibilidade.

Para finalizar, o Neon 3k pode ser encontrado com um preço entre os 30 e os 35€ em Portugal nas lojas, e com a análise então completa, achamos que o Neon 3k merece a medalha de prata pela sua excelente relação de performance/preço. Agradecemos em especial a FJMPC e a Ozone pela disponibilidade do material analisado.

Tugareviews_Prata

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1