Razer Naga 2014

images
8.4 Overall Score
Construção: 8/10
Preço: 7/10
Performance: 10/10

Excelente performance | Bom aspeto e qualidade de construção

Preço ligeiramente acima da concorrência

razer naga 2014 by tugareviews

Introdução

O Razer Naga 2014 é a mais recente iteração do rato MMO da marca.

Como grandes inovações desde a versão anterior (Naga 2012) temos a mudança no tipo de teclas utilizadas para o thumb grid, passaram a ser mecânicas (atenção que apesar de serem mecânicas são diferentes das utilizadas nos teclados), todo o rato é agora mais ergonómico e o scroll tem agora a função tilt-click.

Há que notar que houve também uma aposta na melhoria dos materiais de construção.

Como ponto final nesta pequena introdução gostaria de referir que o meu rato anterior era a versão original do Naga e que durante o corpo da review farei algumas comparações entre ambos, principalmente nos aspetos da qualidade de construção.

Embalagem/Conteúdo

IMG_9451IMG_9452

Frente e verso da embalagem.

IMG_9454IMG_9453

Ilustrações e info do produto nas laterais da embalagem.

IMG_9441IMG_9457

Interior da embalagem.

IMG_9471IMG_9480

Thumb grid com LED Off/On

IMG_9468IMG_9487

Frente do rato novamente com LED Off/On.

IMG_9474IMG_9475

Produto

 Ao longo dos últimos anos 4 anos, desde o lançamento da primeira iteração do Naga várias alterações foram feitas e com o Naga 2014 estamos a atingir o ponto em que pouco mais haverá a melhorar neste periférico.

Desde a primeira utilização dá para notar que esta é de longe a mais confortável de todas as versões e que percorreu um longo caminho no que diz respeito ao seu próprio tamanho, pois ao contrário do original que era bastante pequeno, esta versão manteve as dimensões da versão de 2012.

Quando a Razer diz que fez melhorias no aspeto do conforto de utilização não esta a mentir, pois a mão assenta de forma muito mais natural tanto no rato como no thumb grid, mas o que os utilizadores das versões anteriores quererão saber (pelo menos um bom numero deles pelo que sei de experiencia própria e pelos comentários em diversos fóruns) é se a qualidade dos materiais e do produto em geral melhorou. Eu pessoalmente fiquei extremamente agradado com a qualidade de construção onde finalmente foram deixados de lado os plásticos polidos e temos em seu lugar um material mais rugoso e muito menos suscetível a escorregar nos dias mais quentes ou simplesmente para aqueles que suam mais das mãos. Este mesmo material aparenta ser de maior durabilidade, embora com 2 semanas de uso não o possa afirmar. Os problemas de duplo click ou falha dos mesmos presentes em versões anteriores, com a melhoria dos materiais utilizados na construção deverão ser coisa do passado.

As teclas mecânicas são agradáveis e responsivas embora sejam também o único ponto onde encontro algo que me desagrada. Embora sejam na sua maioria bastante solidas, 2 ou 3 movem-se lateralmente dando a sensação que se poderão soltar, é um movimento mínimo, mas que com o uso poderá aumentar e causar a falha do produto.

O software de configuração e criação de macros é bastante simples de utilizar e permite a criação de vários perfis e layouts para cada tecla, o que permite modificar as funções de cada tecla de jogo para jogo e até mesmo no uso quotidiano, onde podemos usar o rato como controlador multimédia ou atribuir comandos simples as teclas laterais.

KeyConfig Macro

SideView Opções

Opções de Key Opções de Key_2

Como dá para ver o software permite configura varios layouts e perfis, algo muito util para quem joga mais do que um MMO ou para quem gosta de diferenciar entre chars ou entre specs, há opções para todos os gostos.

O criador de macros pode ser utilizado com ou sem delay, permitindo com 1 click fazer uma rotação completa.

Nas duas ultimas imagens dá para ter uma noção das opções de configuração existentes para cada tecla, sendo como referi antes possivel criar perfis, aumentando ainda mais as opções.

IMG_9484

Para terminar há que referir a impossibilidade de mudar a cor do LED que ilumina o scroll, thumb grid e logo da Razer, o que acaba por ser pena para aqueles que gostem de personalizar os seus periféricos.

Conclusão

 Em suma Razer Naga 2014 mostra que a marca não está apenas a tentar maximizar lucros à custa dos usuários que “precisam” de ter sempre a mais recente iteração, quer seja um upgrade ou não sobre o que possuíam anteriormente, mas sim a melhorar o produto.

Em relação a competição é ligeiramente mais caro, mas tem como grande vantagem o aspeto e o thum grid mecânico, perdendo apenas por não ser possível personalizar a cor do LED, como é óbvio a parte do aspeto é subjetiva e poderá variar de individuo para individuo.

Com um preço a rondar os 75€ não creio que seja um upgrade “obrigatório”, mas se tal como eu tiverem uma versão anterior poderá ser uma boa aquisição, dadas as grandes melhorias presentes no Naga 2014.

Para aqueles que nunca tenham utilizado um rato de MMO é algo que poderá mudar a experiência de jogo por completo e que aconselho vivamente.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Artherk View all posts by
Olá sou o Gonçalo Neto, tambem conhecido por Artherk e sou um contribuidor do TugaReviews. O meu principal interesse são jogos e Hardware relacionado com jogos.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1