Review Corsair M60

m60_viewb_lit_1
9 Overall Score
Construção: 10/10
Preço: 8/10
Performance: 9/10

Construção elegante e robusta | Scroll de aluminio revestido a borracha | Botões de alteração da intensidadede DPI’s | Botão Sniper

O rato tem o encaixe perfeito para os dedos, a excepção dos dois dedos que ficarão do lado direito que ficaram sem apoio.

Introdução

A Corsair, juntou-se ao mercado de periféricos de gaming de alta qualidade. Depois de mostrar a qualidade na construção de fontes de alimentação, discos SSD, entre outros, decidiu lançar uma nova gama de ratos, teclados e Auscultadores.

Nesta nova gama Vengeance, desenharam os equipamentos de maneira a terem um look e uma sensação diferente, feitos em alumínio promovem uma verdadeira sensação de qualidade.

O rato M60 foi concebido a pensar em jogos FPS, incorporando um botão “Sniper” no seu flanco esquerdo, quando pressionado baixa os DPI’s de 5700 para 800 (este valor mínimo pode ser regulado no software).

Todos os botões são programados via software existindo ainda a hipótese de predefinir três valores diferentes de DPI’s que podem ser alterados a qualquer momento do jogo pelos botões alojados perto do scroll. O rato contém ainda três pesos de 4,5 gramas (cada um) na parte inferior que possibilitam a alteração do peso de rato e do sei centro de gravidade.

O rato usa o software Vengeance, o que permite guardar mútiplos perfis e ajustar os diversos parâmetros e também permite testar a superfície onde o rato se encontra para saber se é a indicada.

O M60 possui ainda uma memória interna que permite a gravação de um dos perfis para ser usado como hardware playback. É importante que o perfil seja guardado primeiro na memória interna do rato para evitar problemas na utilização das teclas de atalho.

O software ainda se encontra na fase BETA, mas já se encontra bastante completa e sem bugs visíveis. Podem descarrega-lo aqui.

Embalagem e conteúdo

  • Rato Vengeance M60
  • Garantia ( 2 anos)
   

O M60 Vengeance vem numa embalagem  plástica com o seu formato real, assim temos uma ideia do tamanho, forma e ergonomia do M60 sem ser necessário abrir a embalagem. Na parte frontal podem ver-se algumas características principais do rato.

Na parte traseira podemos ver mais detalhes, como especificações técnicas . A embalagem é criativa e arrojada, os seus tons de preto, vermelho e amarelo dão-lhe um look muito gaming.

Requesitos do sistema

Pc com porta USB

Windows XP, Windows Vista ou Windows 7

Ligação a internet (para descarregar software)

Apresentação do Produto

 

Especificações técnicas:

  • Botões de alta qualidade OMRON
  • Scroll metálico revestido a borracha de alta durabilidade
  • Sensor laser de 5700 DPI’s Avago LaserStream ADNS9500 ajustáve, torna o deslize mais preciso e suave
  • 8 botões individuais programáveis
  • 3 pesos de 4,5g que poderão ser configuráveis
  • Modo sniper – desce instantaneamente os DPI’s
  •  Tempo de resposta selecionável: 1000Hz/500Hz/250Hz/125Hz (1ms/2ms/4ms/8ms).
  • Detecção de movimento até 165 polegadas por segundo e aceleração até 30G.
  • Sensor ajustável— Cinco níveis selecionáveis para combinar com seu estilo de jogo.
  • Detecção automática da qualidade da superfície
  • Skates em PTFE que proporciona um deslizar suave
  • Estrutura em alumínio que distribuo o peso uniformemente  por todo o rato
  • Conector USB com contatos banhados a ouro.

 

  • Exterior do rato

A Corsair optou por um design inovador no rato feito em alumínio escovado, o seu formato e a estrutura tornam o rato muito confortável mesmo após longas horas de uso. Os  três pesos introduzidos no rato são configuráveis de acordo com a preferência do jogador, o que faz com que seja possível alterar o peso e o centro da gravidade, a remoção destes pesos é extremamente fácil. A estrutura adapta-se perfeitamente a mão impedindo assima transpiração da mão como acontece normalmente nos ratos que não se encontram preparados para gaming.

   

O Vengeance M60 tem opções originais que pouco são vistas no mercado. A Corsair inseriu o botão vermelho na lateral do rato, que se encontra ao alcance do polegar do jogador e foi apelidado de botão “Sniper”. A função deste botão: diminuir DPI’s enquanto estiver pressionado, tornando a mira mais precisa durante o jogo. O valor dos DPIs pode ser customizado através do software, está é uma característica muito útil nos jogos de FPS. Os outros dois botões situados por cima do botão “Sniper” servem para fazer: “Anterior” e “Seguinte”.

Os apoios de plástico laterais para os dedos tem uma textura rugosa que traz mais atrito aos dedos, o que facilita a utilização do rato.

Na parte de cima do rato existem dois botões que ajustam em três níveis os DPI’s, estes podem ser configurados através do software, entre os dois botões temos um indicador de qual é a o nível actual de DPI’s.

O scroll metálico tem um revestimento de borracha o que é bom porque facilita a aderência do dedo a scroll. Os botões de clique são da OMRON, segundo a Corsair estes botões tem uma durabilidade de 8 milhões de cliques, esta parte do rato é bastante macia ao contrário da parte lateral rugosa.

Os skates do Vengeance M60 são de PTFE com baixa fricção que permitem um deslocamento suave e preciso. O sensor laser é o Avago LaserStream ADNS9500, muito conhecido e conceituado no mundo dos jogos.

 

 

  •  Interior do rato

Agora iremos analisar o interior do rato Vengeance M60 e tentar perceber o porquê de ser um dos melhores ratos de gaming do mercado.

Quando o M60 é desmontado, pode-se ver a PCB (“Printed circuit board” em portugês, placa de circuito impresso) esta placa é onde é armazenada todas as informações do rato. A PCB contém vários componentes vitais para o funcionamento correcto do M60 e garante o desempenho perfeito durante o uso.

Os led’s azuis que foram utilizados para “melhorar” ainda mais o aspecto arrojado do M60. No interior do rato pode-se ver também o cristal oscilador N6000 (trabalha numa frequência fixa é usado em computadores, televisão digita,l placas electronicas, ratos, etc.). O N6000 trabalha a 6000Mhz.

 

Como já referenciado acima, a Corsair utilizou botões OMRON o que garante 8 milhões de cliques e também um scroll de alumínio revestido a borracha, na imagem podem ser visualizados.

Na tampa de cima do rato está aparafusada outra placa PCB, esta pertence aos botões para controlar os DPI’s, na placa encontram-se dois botões SMD’s, os LED’s indicadores de velocidade e as resistências que servem para reduzir a tensão que segue para os leds’s indicadores.

O sensor LaserStream ADNS9500, trás consigo uma melhoria na detecção de movimento de alta velocidade até 165 polegadas por segundo e aceleração até 30G. Devido a esta melhoria o M60 é o melhor rato para jogos FPS. No software esta melhoria pode ser personalizada de acordo com as preferências do jogador.

Software

A Corsair lançou o software Vengeance M60 para o jogador poder alterar algumas defenições de acordo com o seu gosto. No software existe a possibilidade de definir vários prefis, alterar as funções do rato, entre outras. O software é bastante completo e de facil compreensão.

A)    Menus de configuração: Assign Buttons, Manage Performance; Manage Profile

  • Menu Assign Buttons: tal como a nome diz podemos atribuir funções a cada botão do rato, alterar, desde nome do botão as opções de delay.
  • Menu Manage Performance: escolhe-se a intensidade dos três níveis de DPI’s que estaram definidos nos botões localizados na parte de cima do rato, pode-se também testar a qualidade da superfície, configurar a lift height e as definições da taxa de resposta.
  • Menu Manage Profiles: poderá alterar as definições do perfil ( desde criar novo, apagar, importar, exportar e quarda-lo par o rato).

Menu Assign Buttons

B)    Nome do perfil em que está a ser feito as configurações

C)    Botão para gravar macro

D)    Ligar ou desligar a luz do rato M60

E)     Configurar botões (facil de mexer, basta carregar nos números que estão por cima do rato e alterar as definições para o desejado)

Menu Manage Performance

F)     Neste sub-menu escolhe os três níveis de DPI’s que quer guardar nos botões localizados na parte de cima do rato, a opção angle snapping ajuda a suavizar pequenos deslizes do rato em linha recta ao desligar esta opção o rato segue apenas o movimento feito pelo utilizador.

G)    Testa a superficie onde o rato vai actuar, avaliado na escala de “Poor até Good”

H)    Define o lift height permite ajustar a distância a que o sensor do rato deixará de responder, pode escolher entre high, mid-high, middle, mid-low e low. A predifinição é middle.

I)       Definições da taxa de resposta, varia entre 1ms e 8ms por defeito está predefinida a taxa mais rápida.

Menu Menage Profiles

Este é o último menu de configuração, aqui poderemos fazer a gestão do perfil ou perfis.

J)       Neste sub-menu podemos criar, apagar, importar, exportar e guardar para o M60 o perfil.

Quando fazemos  “Save to M60” o perfil seleccionado é guardado na memória interna do rato, só estará activa quando seleccionado a opção “Hardware playback”.

Resumindo, o software em si é acessível não tem qualquer tipo de dificuldade para fazer a programação do M60.

Conclusão:

A Corsair desenhou o rato M60 para jogadores FPS e não há dúvidas que o M60 é ideal. O seu aspecto em alumínio escovado, botões, scroll metálico revestido a borracha e detalhes são espetaculares. Ficamos impressionados com as possíveis combinações de alteração de configuração do rato. O laser é bastante preciso, os pesos de fácil remoção.

O preço também não deixa a desejar, mas poderia ser um pouco mais baixo, encontra-se no mercado português a preços razoáveis (ronda dos 55€ aos 70€). Mas em relação qualidade/preço é muito aconselhável.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Miss_Xavier View all posts by
Comecei por curiosidade nestas andanças das reviews. Vou escrevendo algumas reviews e noticias para o Tugareviews. Sou co-funder do Tugareviews e a minha tarefa é tentar manter todos os fãs do Tugareviews actualizados sobre o mundo de gaming, hardware entre outros.

Comentários

  1. electronicPerfection diz:

    Sem duvida que é um bom rato, o pessoal que joga cs nao apostaria nesse rato, mas os que jogam css, e cs:go talvez apostassem

  2. Silent diz:

    Bom rato para algo mais pro, configurações e botoes para algo mais gaming.
    O preço não é algo que seija muito acessivel mas um investimento que vale a pena.

  3. Ioiehh diz:

    Grande rato, sem duvida uma boa escolha para quem optar por qualidade num fps game. 🙂

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1