Devolo dLan® 550 WiFi Starter Kit

4021499096349_1587063_IVLK
8.8 Overall Score
Performance: 9/10
Funcionalidades: 9/10
Preço: 8/10

Melhora a ligação e a potência do sinal WiFi | Entrada cabo de rede | Fácil Instalação | Software Simples | WifiMove permite clonar e usar apenas tudo em uma rede | Compatível com a maioria dos adaptadores

Preço | Entrada Fast Ethernet está limitada a 100 mb/s

bannermain

Introdução

Hoje trazemos a solução para aqueles que têm problemas de WiFi, seja ela pouco alcance ou velocidades, este produto vai agradar-vos de certeza. Criado pela empresa Devolo, esta enviou-nos o Starter Kit dLan® 550 WiFi para apresentar-vos.

Temos algumas expectativas para este kit devido a Devolo ser uma empresa bastante conhecida neste mercado e com produtos de grande qualidade, sendo que a Powerline dLan é a tecnologia principal da marca oferecendo um grande leque de produtos, esta qualidade foi comprovada e testada pois desde de 2009 a empresa é conhecida por ser líder mundial no segmento de Powerline, oferecendo assim o melhor e a tecnologia mais inovadora aos seus utilizadores.

Começando um pouco pelo dLan® 550 WiFi, este kit promete melhorar e aumentar a rede WiFi de toda a habitação e ainda oferecer uma porta Lan extra para uma melhor ligação usando a tecnologia de powerlines.

DSC03032 (Cópia)

Embalagem

dLan® 550 WiFi Starter Kit

Este Starter Kit vem em uma caixa de cartão forte em tons de branco, azul e verde. Esta apresentada varias informações bem explicitas para que o cliente saiba o que está a comprar.

Na sua frente, temos a imagem do produto com o seu nome e modelo, com um pequeno slogan da marca que indica que é um produto referente a Wi-Fi. Em letra mais pequenas podemos ver também que foi criado na Alemanha e tem 3 anos de garantia pelo fabricante, uma das características que muita gente procura saber.

DSC02965 (Cópia)

Nas laterais, temos de mais importante, uma espécie de grelha para a comparações do nosso produto com os outros produtos da Devolo, estes estão avaliados por 6 características diferentes, desde da velocidade de transmissão da nossa internet até se é mais compacto para casas. Ao lado disto também temos duas explicações bastante fáceis de entender entre Powerline e Powerline WiFi, sendo que os produtos da grelha estão divididos por estas duas categorias. Na outra lateral, temos o conteúdo da caixa, os sistemas operativos suportados por este produto, e também uma pequena análise legendada do started kit, mais concretamente o extensor de WiFi.

DSC02979 (Cópia) DSC02988 (Cópia)

Na parte de trás da nossa caixa é onde temos mais informação sobre este kit, do lado esquerdo temos em várias línguas as principais características deste kit, tais como a ligação Powerline, a utilização da Tecnologia +range para uma maior potência, um design compacto, a porta lan integrada e a sua garantia. Do lado direito, temos uma pequena imagem de uma casa a explicar como podemos usar o nosso produto visto que podemos utilizar vários adaptadores com este kit para aumentar o sinal de Wifi ou simplesmente podemos usar Powerline para cabos de Lan.

DSC02971 (Cópia)

Ao retirarmos o produto da caixa, este vem com uma caixa de cartão bastante forte para resistir a qualquer viagem, sendo que o produto é bastante simples, temos então o Starter Kit composto pelos adaptadores, um manual de instalação e alguns manuais com informações.

DSC03025 (Cópia)

Conteúdo:

  • Starter Kit composto por Adaptador dLan 550 Duo e Adaptador dLan 550 Wifi
  • 1 Cabo de rede
  • Manual de Instalação
  • Manuais sobre a marca e outros assutos

Produto/Instalação

O que é o dLAN® 550 WiFi e como funciona?

dLAN® 550 WiFi Starter Kit é um conjunto de adaptadores ( dLan 550 Duo e dLan 550 Wifi ) que permite ligações a internet rápidas e potentes sem complicações usando adaptadores dLan e tecnologia Powerline, que consiste em utilizar a rede eléctrica doméstica como se fosse um cabo de internet levando assim a qualquer ponto da habitação usando os adaptadores, aumentando assim o sinal ou oferecendo a possibilidade de usarmos cabo Lan sem ter que passar de uma divisão para outra, sendo que no caso do Wireless, o nosso adaptador WiFi vai clonar a nossa rede Wireless primária e criar uma nova aumentando assim a sua potência e alcance. A sua instalação básica é bastante fácil sendo que temos de ligar o Adaptador principal, neste caso o dLan 550 Duo a uma ficha perto do router e ligar um cabo lan ao mesmo, depois iremos ligar o adaptador dLan 550 Wifi na divisão pretendida, esta vai criar uma rede com o sinal WiFi clonado da nossa rede principal e assim expandi-lo.

Características:

  • O dLan® 550 WiFi leva a Internet todos os cantos da sua casa através da tecnologia Powerline, sem falhas ou quebras.
  • A melhor receção Wi-Fi para smartphones, tablets, e toda a tecnologia WiFi com velocidades até 300 Mbps.
  • Ligação Powerline através da rede eléctrica com até 500 Mbps.
  • Com a tecnologia inovadora Range+, todos os três condutores da rede eléctrica são utilizados para maior potência e alcance.
  • Com a porta Lan adicional, pode ligar mais um dispositivo por cabo de rede, a qualquer momento.
  • Desenhado com um tamanho compacto para um posicionamento confortável em qualquer parte da casa.
  • A WiFi Move Technology liga automaticamente vários adaptadores numa rede Wi-Fi. Excelente receção Wi-Fi em toda a casa, de forma totalmente automática.
  • A aplicação intuitiva my devolo ajuda a uma gestão ideal da sua rede doméstica, adaptando-a às suas necessidades (p. ex., segurança para crianças, acesso de convidados, temporização Wi-Fi).
  • 3 anos de garantia.

DSC03037 (Cópia) DSC03046 (Cópia)

Instalação/Software

Passando aos testes, decidimos então instalar e testar o nosso kit dLan® 550 WiFi, para isso começamos por seguir todas as informações do Manual, pois este explica detalhadamente o que fazer e a instalação acaba por ser bem fácil de concluir seguindo cerca de 5 ou 6 passos. Depois de instalado o nosso kit, a nova rede WiFi clonada deverá aparecer com o nome de “Devolo X” e basta ligar como fazemos no nosso dia-a-dia utilizando a password que está gravada na etiqueta do adaptador dLan® 550 WiFi. Temos então duas opções, configurar esta rede clonada para nosso uso pessoal ou usar a tecnologia WiFi Move da Devolo e configurar a rede para copiar o nome e password da rede a qual os adaptadores estão ligados ficando assim tudo como apenas uma rede, fácil de aceder e tudo em apenas uma rede. Para alguns isto pode parecer difícil, mas aconselhamos então o uso do software da Devolo, o Devolo Cockpit, que pode ser baixado no site da marca.

Devolo Cockpit e WiFi Move

Apesar do Devolo Cockpit não ser obrigatório aconselhamos a instalação do mesmo devido a facilidade e controlo que o programa dá-nos para controlar a nossa rede. Ao iniciarmos o software se tudo estiver como deve, devemos ter a imagem dos dois adaptadores ligados, temos algumas opções como actualizações, adicionar outro adaptador dLan a rede, palavra passe entre outros. As principais características deste software estão ao passar sobre a imagem de cada adaptador, que nos deixa aceder a opções, FAQ e remoção dos dispositivos. Mas para a configuração total, devemos passar por cima do adaptador WiFi e ir até “Página de configuração de dispositivo”.

Software1 (Cópia)

Ao abrir, teremos então acesso ao controlo total da rede, um dos passos mais importante que utilizamos foi então usar a tecnologia WiFi Move para juntar a rede original e a rede clonada como um só com o mesmo nome e password.

Primeiro, devemos de ver onde está situado o botão WPS no nosso router e de estarmos ligados a rede directamente por wireless e não estar a utilizar a rede clonada, neste caso, a Devolo. Vamos então a página principal da Devolo que estamos a analisar, Configuração WiFi e vamos a WiFi Move, daí adiante basta clicarmos em “Iniciar a configuração”, ele irá carregar uma página que nos explica para clicarmos no botão WPS do nosso router, basta irmos ao nosso equipamento, clicar durante 2 segundos para o WPS ficar activo, e esperar que a barra na página chega aos 100%.

Software2 (Cópia) WiFi Move (Cópia)

Testes

Fizemos então alguns testes mais básicos para ver a perfomance dLan® 550 WiFi Starter Kit, a primeira coisa que podemos dizer é que notei mal foi feita a instalação, onde foi feita esta analíse o meu router wireless é um Huawei hg8247h que está na ponta da outra casa, sendo que o sinal do Wireless nesta divisão é cerca de 50/75%, depois de feita a instalação e o adaptador WiFi ligado na divisão, tenho o sinal extremamente forte a 100% e sem quebras nenhumas durante estes dias de testes. Decidi fazer uns pequenos testes entre o sinal de WiFi vindo do router e o adaptador dLan 550 WiFi, como um pequeno extra testei com e sem a tecnologia WiFi Move. Aqui ficam os resultados:

graph (2) graph (1)
* O sinal via Wi-Fi via Router está a cerca de 10 metros com obstáculos como paredes e mais a enfraquecer o sinal.
** O sinal via adaptador dLan 550 Wifi está a cerca de 3 metros do computador usado para o teste.

Como podemos verificar houve uma grande melhoria na velocidade da Internet por cerca de 10 mb/s no gráfico das velocidades, sendo que quando utilizados a tecnologia WiFi Move acabamos por obter melhores resultados. Como não é só a velocidade que conta, testamos o ping por wireless e chegamos a conclusão que a diferença de 1/2 milissegundos não tem impacto nenhum na rede.

Apostei em outros dois pontos fortes que este kit oferece, um deles é a entrada para o cabo de rede no adaptador WiFi, esta é uma porta fast ethernet que está limitada a 100mb/s, mesmo assim decidi testar a sua velocidade e ping, sendo que este no teste de velocidade este ficou pelos 95mb/s a cumprir o seu trabalho. Para o ping comparei com a ligação por cabo de rede directamente ao router.

graphComo podemos verificar então, um dos pontos mais importante no meu ver para uma ligação estável nos tempos de hoje, pouco se altera comparado a uma ligação direta ao router. Testamos com o conhecido teste do website Speedtest, mas também com o comando de consola tracert, para fazermos ligações aos servidores de dois dos jogos mais jogados mundialmente, CS:GO e LoL. Por diferenças de cerca de 2/3 milissegundos, que não têm qualquer impacto no jogo ou rede, o devolo dLan 550 é sem dúvida uma solução para aqueles que querem uma ligação por cabo de rede mas dão de caras com o problema da distância e trazer um cabo de 10 metros de uma ponta da casa para outra.

O último teste foi o teste de extensão e alcance de WiFi, e aqui posso dar-vos apenas a minha experiência própria com este kit, no espaço de uma moradia com 2 andares, apenas tenho o router em uma ponta de uma casa e o adaptador dLan 550 Wifi na outra, ambos no andar de cima, posso dizer que tentei ficar sem sinal wireless apesar de isto ser um dos nossos medos hoje em dia, e não consegui suceder. Estive a mais de 10 e 15 metros do adaptador e 25 do router e mesmo assim apenas fiquei com 25% do sinal sem ele sequer falhar por momentos.

Depois destes três testes, tenho a dizer que para quem procura destas soluções, pelos seguintes testes, este kit junta alcance e extensão do sinal sem perder qualidade ou performance, tanto por WiFi como por cabo de rede, sendo o ideal para consolas, computadores, portáteis, telemóveis e tablets.

Conclusão

Chegamos a parte final da análise, e tenho a dizer que estou mais que satisfeito com este produto. Começando por pontos, o dLan® 550 WiFi junta qualidade, performance e potência tudo em um. Aumenta o sinal e melhora a potência do mesmo para que chegue a outros pontos da casa devido ao adaptador WiFi, e ainda nos oferece uma saída para cabo de rede para computador, portáteis ou até consolas para mais velocidade e um ping menor. O alcance é algo bastante bem conseguido, sendo que apenas com um adaptador eu não perco sinal em uma moradia inteira. A sua performance e resultados foram exímios, sendo que o ping com o adaptador WiFi estavam praticamente iguais como se fosse a ligação ao router wireless e as velocidades foram melhoradas no caso do Wireless, mostrando assim que este tipo de tecnologia não retira qualidade e velocidade a internet de todo.

Em adição a isto, o próprio software e configuração do produto é bastante fácil, e podemos adicionar mais adaptadores, visto que todos os adaptadores dLan powerline são compatíveis entre si, e até os adaptadores de outras marcas que respeitem as normas IEEE também o são na maioria dos casos.

Concluíndo, o dLan® 550 WiFi Starter Kit cumpre o que promete sem dúvida, e não irão ficar desiludidos. O preço deste Starter Kit é de 119,90€ que incluí então um dLan® 550 Duo e o dLan® 550 WiFi. Como referimos, podem ainda adicionar mais adaptadores a vossa rede, sendo que o dLan® 550 sem WiFi fica por volta dos 44,90€ e com WiFi fica por 79,90€.

Sendo que este produto cumpre as expectativas, e mostra o porquê de ser a número 1 neste mercado, a Devolo e o seu dLan® 550 WiFi Starter Kit levam a medalha de Prata, e não porque o produto não mereça mais, mas sim porque no mercado existem produtos ainda mais potentes, sendo que estes pertencem a própria Devolo, sendo o principal o dLAN® 1200+ com ou sem wireless, um produto no seu potencial máximo oferecendo norma AC e portas Gigabit.

Tugareviews_Prata

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1