Noctua Industrial PPC NF-A14 3000 e 2000 PWN

97673_l
9.7 Overall Score
Construção: 10/10
Performance: 10/10
Preço: 9/10

Excelente qualidade de construção | Grande Eficácia mesmo em ambientes industriais | Controlo de Velocidade para escolher entre mais velocidade ou menos ruído

Preço apesar de justificável | Bundle só incluí ventoinha e parafusos, sem qualquer acessórios ou conectores tendo estes de ser adquiridos em separado

bannertest

Introdução

Hoje trazemos mais um produto da Noctua, a marca conhecida pelas soluções cooling, não para de aumentar o seu catálogo com produtos de qualidade. Desta vez, trazemos as Noctua Industrial PPC NF-A14 24V IP67, sendo que a versões testadas serão a de 3000 e 2000 rotações por minuto.

Feitas para ambientes industriais que exigem um grande desempenho em refrigeração e uma grande protecão no que toca a utilização das mesmas, a Noctua lançou o modelo Industrial PPC, em que a sigla significa Protected Performance Cooling, ou por outras palavras, performance de refrigeração protegido. Estas ventoinhas são modelos de alta rotação, feitos com o melhor material e melhorados na sua qualidade, com a aerodinâmica da ventoinha NF-A14 junto ao seu motor trifásico, os modelos Industrial PPC oferecem grande performance com um fluxo de ar superior mas ao mesmo tempo baixo ruído e consumo de energia moderado. Outro aspecto a seguir é que as NF-A14 Industrial PPC são resistentes a pó e água sendo que têm na sua construção fibra de vidro a prova de qualquer ambiente de trabalho. Com estas características, e a juntar ao rolamento SSO2 já revisto nas ventoinhas recentes da Noctua, as NF-A14 Industrial PPC são ventoinhas topo de gama preparadas para qualquer tipo de ambiente de trabalho, sendo que a sua performance será sempre de alto desempenho e sem falhas.

DSC02672 (Cópia)

Embalagem

A primeira coisa que notei neste modelo, é a sua embalagem, diferente do que temos vistos, os modelos Industrial PPC vêm em caixas simples de cor preta com detalhes castanhos, sendo que estas cores são a imagem desta colecção, apenas com o nome a frente e o logotipo da Noctua, apesar disto, dá um sentimento de profissionalismo e que foram feitas para qualquer tipo de cliente, fácil de perceber o conteúdo e com uma boa imagem.

DSC02612 (Cópia)

Ao virarmos a caixa para a parte de trás, temos uma pequena imagem de todas as características da ventoinha, algumas destas são o seu nome, dimensões, tipo de conector, velocidades, fluxo de ar, barulho em dB, voltagens, entre outras.

DSC02633 (Cópia) DSC02642 (Cópia)

Depois do seu exterior, passamos então ao interior. Ao abrimos a caixa, temos a ventoinha em uma pequena caixa de cartão, e uma saqueta com 4 parafusos. Podemos dizer que a Noctua decidiu apostar na simplicidade no que conta as series Industrial PPC. Quanto a ventoinha NF-A14, em tons de preto e castanho, inspira confiança e tem um aspecto muito profissional e acima de tudo bonito para qualquer configuração.

DSC02660 (Cópia)
DSC02648 (Cópia) DSC02654 (Cópia)

Produto

As ventoinhas da serie Industrial PPC são algo como versões melhoradas das versões de retalho normais como a NF-A14 e a NF-F12. Neste caso, das NF-A14, as Industrial PPC ainda partilham algumas características, mas no seu global podemos referir as seguintes:

Design de motor de 3 fases

Enquanto a maioria das ventoinhas usa um motor de 1 fase com 4 ranhuras, as ventoinhas Industrial PPC usam um motor de 3 fases com 6 ranhuras que origina transições mais suaves com maior eficácia em termos de energia e menos ruído.

2lxdt34 noctua_nf_f12_ippc_24V_review_8

Versão Industrial de 2000 rpm e 3000 rpm

Graças as suas velocidades de 2000 rpm e 3000 rpm nomeadamente, as ventoinhas NF-A14 Industrial iPPC fornece uma performance superior as versões de retalho NF-A14 cujo a sua velocidade é de 1500 rpm. Juntado a sua construção robusta de poliamida e as suas características para uma protecção avançada, as NF-A14 Insdustrial PPC são perfeitas para ambientes industriais.

Construção reforçada com fibra de vidro

A sua construção de poliamida reforçada com fibra de vidro aguenta temperaturas até 140º graus e é a prova de quebra sendo mais forte que as ventoinhas de versão normal.

Versão 24V

As versões Industrial PPC de 24v usam uma versão dedicada de longo alcance do motor trifásico Noctua NE-FD2. Suportando voltagens de 6V a 30V, estas ventoinhas são ideias para trabalhar a 24V em operações industriais ou também podem ser controladas por PWN.

Menos velocidade e menos ruído em 12V

Apesar das Industrial PPC terem sido feitas a pensar em ambientes industriais utilizando os 24V, podem ser utilizadas a 12V sendo a sua velocidade reduzida para 1800rpm  no caso da 3000 e 1100 rpm na versão de 2000 rpm, isto é ideal para utilizarmos por exemplo no nosso PC de casa sendo que a velocidade pode também ser controlada via PWN e assim combinar as características das Industrial PPC com o baixo ruído que a Noctua nos tem habituado.

Certificado IP67 a prova de água e de proteção contra o pó

O motor e o PCB do IP67 foram construídos em especial, aguentando altas temperaturas, combina a protecção do sistema e uma dissipação de calor eficaz. Cumprindo os requisitos IP67, este motor é totalmente a prova de poeiras e também consegue resistir a água até 1 metro de profundidade.

Canais com aceleração do fluxo

Ao acelerar o fluxo do ar nas regiões cruciais da ventoinha, esta tecnologia faz com que haja uma redução do fluxo de ar lateral, e que o ar seja levado para o exterior da lâmina, aumentando assim a eficiência da ventoinha e reduzindo o seu ruído.

FAC

Optimização Avançada Acústica

As ventoinhas vêm equipadas com uma avançada optimização acústica, a sua moldura integrada com almofadas anti-vibração integradas, e sem esquecer as características do seu design em formato degrau e as micro-estruturas na superfície inferior, a Noctua oferece assim um equilíbrio performance/ruído excelente.

AAO

Micro-estruturas da superfície inferior

Neste caso as lâminas das ventoinhas foram desenhadas para que as suas pontas atinjam o limite da moldura passando assim pelas micro-estruturas da superfície interna da ventoinha, suprimindo e anulando todo o ar das laterais das mesmas, originando assim uma redução de ruído e uma melhor eficiência no fluxo de ar.

Design em formato de degrau

O design em formato de degrau na ventoinha acrescenta turbulência ao influxo de ar com o intuito de facilitar a transição do fluxo das lâminas para um fluxo turbulento, permitindo assim redução do ruído no fluxo de ar, melhorando o fluxo de ar fixo e aumentando a capacidade de sucção da ventoinha para uma melhor eficácia sobretudo em ambientes fechados.

nf_f12_sid

Rolamentos SSO2

Com rolamentos ainda mais optimizados que o SSO, os novos rolamentos de segunda geração usa o íman traseiro colocado mais perto do eixo proporcionando uma melhor estabilização, durabilidade e precisão.

sso_versions

Protecção do casquilho de metal

A fim de garantir o maior grau possível de precisão de fabricação, a tolerância mínima e excelente estabilidade a longo prazo, as NF-A14 industrialPPC têm um casquilho feito inteiramente de bronze.

METAL_sheel

Velocidades controladas por PWN

As ventoinhas Noctua Industrial PPC podem ser controladas via PWN pela motherboard o que nos dá total liberdade para escolher entre mais velocidade e eficácia, ou mais silêncio mas uma menor velocidade, sendo que as mesmas podem ter a velocidade reduzida até 14% da velocidade de 12V.

PWN

Especificações:

TABELA

Testes

Passamos então aos testes das ventoinhas Noctua NF-A14 Industrial PPC sendo que realizamos testes para comprovar as duas velocidades, fluxo de ar e também ruido.

No primeiro gráfico podemos então reparar no fluxo de ar consoante a velocidade, temos também o seu SPL em dbA.

graph (4)

Outra teste bastante útil é até que ponto as Noctua iPPC conseguem descer a rotação por PWN, algo que nos surpreendeu pelo positiva.

graph (5)

E finalmente os testes de ruído das ventoinhas a funcionar em conjunto com um sistema comum, é de destacar que normalmente tudo abaixo dos 40 dbA é bastante aceitável sendo que abaixo dos 30 dbA torna-se quase inaudível.

graph (7)

  • Os testes têm como voltagem 24V, ou seja 3000 rpm e 2000 rpm são as velocidade iniciais de 100% dos modelos acima indicados neste último gráfico.

Resultados

Podemos então concluir que os testes foram bem sucedidos e as ventoinhas cumprem o que se espera delas. Apesar de o seu ruído ser um pouco audível nos 24V com velocidades máximas, esta opção é para os que precisam de um grande fluxo de ar e uma eficácia eximia no que toca na refrigeração dos sistemas. A Noctua teve a excelente ideia de nos colocar a opção da ventoinha funcionar a 12V com velocidades mais reduzidas e com opção de controlo PWN, sendo que as tornam, nesta voltagem, um dos melhores modelos de ventoinhas do mercado com uma performance bem acima da média e um ruído pouco ou nada audível sendo já uma característica normal das ventoinhas Noctua que é melhorada versão a versão.

Conclusão

Depois de os testes feitos, e uma análise mais detalhada as ventoinhas da Noctua, as NF-A14 Industrial PPC cumprem o prometido e fazem um pouco mais que isso, equipadas com a melhor tecnologia da Noctua e a sua construção, estas ventoinhas de 140mm foram desenhadas para ambientes industriais, sendo que são classificadas por IP67 que significa que estão protegidas contra água e poeiras. Apesar disso e destas versões serem de 24V com esse propósito para atingir melhores velocidades e eficácia, estas estão preparadas para serem usadas em ambientes comuns como em casa, ao usar os 12V, as velocidade baixam para um pouco mais de metade da rotação de 24V e o seu ruído acaba por baixar consideravelmente, com esta característica as Noctua Industrial PPC também é, na minha opinião, bastante competente para os nossos PC’s. Juntando grande eficácia, construção e flexibilidade, estas ventoinhas estão a altura de qualquer desafio. Para finalizar, falamos também de outra arma secreta, o controlo da ventoinha por PWN, sendo que como já referido pode descer até 14% em 12V, isto significa que a partir de uma percentagem nem conseguem ouvir a ventoinha, mas isto não quer dizer que não seja eficaz, pelo contrário, continua com um bom fluxo de ar, fazendo este modelo ser ideal para qualquer pessoa e ambiente, para aqueles que amam o silêncio ou para aqueles que querem uma performance acima do normal.

Com estas características as ventoinhas justificam o preço que no mercado atual ronda entre os 30€ e 35€, estas justificam o preço sendo as ventoinhas perfeitas para qualquer situação, e levando assim a medalha de ouro aqui na TugaReviews.

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1