Noctua NH-C14S

noctua_nh_c14s_2_w_450
9.4 Overall Score
Construção: 10/10
Preço: 8/10
Performance: 9/10

Possibilidade de usar o cooler em baixo perfil | Ventoinha pode ser utilizada para enviar o ar para a motherboard | Qualidade de construção | Excelentes compatibilidades | Sistema de Montagem SecuFirm2

Preço

BANNER1

Introdução

Depois das mais recentes análises aos modelos Noctua NH-D15S e NH-L9x65, é agora vez de trazer mais uma solução de uma das melhores marcas no mercado. É assim então que apresentamos o Noctua NH-C14S, mais uma vez vemos então uma versão melhorada de um produto lançado pela Noctua, o NH-C14, este novo modelo tem então algumas características melhoradas mas sem perder a sua identidade. O NH-C14S é então um cooler de baixo perfil em tipo C, acompanhado com uma ventoinha NF-A14 de 140mm que pode ser utilizada para o propósito de baixo perfil ao utilizarmos a ventoinha por baixo do dissipador, ou então em cima do mesmo para enviar ar para baixo e utilizar o espaço livre por baixo do dissipador, o NH-C14S dá-nos assim possibilidade de personalizar a corrente de ar que temos na nossa caixa. Apesar de o seu tamanho, devido ao seu design este é ainda bastante compatível com memórias ram e aos primeiros slots pci da nossa placa-mãe. Considerado como um dos melhores dissipadores a ar de baixo perfil, vamos então passar a sua análise completa e detalhada para saber tudo que o Noctua NH-C14S pode trazer ao vosso sistema.

DSC02459 (Cópia)

Embalagem

Como em todas as nossas análises, vamos então começar pelo lado de fora, ou seja, pela sua embalagem. A verdade é que a Noctua não muda muito o visual da sua embalagem e sim apenas as características consoante os seus produtos, mas pelas cores nos tons de castanho e branco e design simplista podemos logo reconhecer um produto da Noctua.

Na parte frontal temos o nome do modelo do nosso cooler, junto as suas características principais, tais como o tipo de dissipador, os seus modos de instalação, compatibilidades, sistema de montagem e também qual a ventoinha que vem junto ao dissipador completando o cooler. Falamos também do seu topo que apenas trás o modelo do dissipador para que seja facilmente visualizado qual o modelo que está dentro da embalagem.

DSC02278 (Cópia) DSC02375 (Cópia)

Ainda por fora mas agora nas suas laterais temos as mais variadas informações para saber tudo que estamos a comprar, do lado direito temos as características especificas do nosso dissipador de calor como as suas dimensões e peso, temos também informações das velocidades, do fluxo de ar e do ruído da nossa ventoinha NF-A14, e o conteúdo completo da embalagem. Já do lado direito temos um pequeno resumo escrito sobre os pontos fortes e características deste cooler em várias línguas visto que este é um produto internacional.

DSC02295 (Cópia) DSC02301 (Cópia)

Para finalizar a parte exterior da embalagem, temos então na parte de trás todas características em detalhe dos pontos fortes do nosso NH-C14S, como o seu design em tipo C, o modo de baixo perfil para pouco ocupar espaço em altura, a sua grande compatibilidade com placas pci-e, a ventoinha NF-A14 e o controlo da sua velocidade, o seu fácil sistema de montagem SecuFirm2 e até o factor de ser o sucessor do Noctua NF-C14.

DSC02308 (Cópia)

Passando agora ao seu interior, o Noctua NH-C14S está dividido um pouco diferente dos produtos aqui já analisados, sendo que em vez de vir uma caixa com tudo, está melhor organizado e dividido em 3, sendo uma o kit SecuFirm2 para Intel, outra o kit SecuFirm 2 da AMD e por fim o kit de acessórios com a chave, massa térmica, adaptador de baixo ruído e 2 clips para a ventoinha. Na segunda caixa, temos então o nosso cooler NH-C14S já instalado com a ventoinha NF-A14 e pronto a montar, este vem com uma caixa dupla de cartão para máxima protecção sendo que esta vai de certeza aguentar qualquer tipo de viagem sem que o cooler seja danificado. Depois de retirado facilmente da caixa, passamos então a analíse do produto e os seus testes.

DSC02322 (Cópia) DSC02404 (Cópia)

Conteúdo:

  • CPU Cooler NH-C14S
  • Fan NF-A14 Premium PWM
  • Adaptador Low-Noise (L.N.A)
  • Massa térmica NT-H1
  • Kit’s de montagem SecuFirm2 para Intel e AMD

Especificações

Especificações Cooler:

  • Compatibilidade socket:
    Intel LGA 2011-0 & LGA2011-3 (Square ILM), LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 & AMD FM2/FM2+/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2 ( requerido backplate )
  • Compatibilidade fan: 140 x 140 x 25
  • Dimensões Cooler: 115 x 140 x 163
  • Dimensões Cooler com ventoinha: 115(142 com ventoinha no topo) x 140 x 163
  • Peso (sem fan): 820g
  • Peso (com fan): 1015g
  • Material: Cobre (base e nos heat-pipes), alumínio (cooling fins), juntas soldadas e niqueladas
  • Garantia: 6 anos

Especificações fan:

  • Modelo: Noctua NF-A14 PWM
  • Rolamento: SSO2
  • Velocidade máxima rotacional: 1500 RPM
  • Velocidade máxima rotacional com L.N.A.: 1200 RPM
  • Velocidade mínima rotacional (PWM): 300 RPM
  • Fluxo de ar máximo: 140,2 m3/h
  • Fluxo de ar máximo com L.N.A.: 115,5 m3/h
  • Ruído acústico máximo: 24,6 dB(A)
  • Ruído acústico máximo com L.N.A: 19,2 dB(A)
  • Alimentação:  12V
  • MTBF: >150.000h

Noctua NH-D9L Características:

  • Design em tipo C com fluxo no topo
  • Modo de baixo perfil
  • Modo de alto apuramento
  • Design para compatibilidade com placas pci-e
  • Ventoinha NF-A14 Premium
  • PWM suporte e Adaptador de baixo perfil
  • Sistema de Montagem SecuFirm2™
  • Compatibilidade com sockets passadas e futuras
  • Pasta térmica NT-H1
  • Garantia de 6 anos

Produto

Como já dito aqui, o Noctua NF-C14S é um cooler em tipo C que nos permite diversos modos, a ventoinha vem pré instalada no modo de baixo perfil ou seja por baixo do dissipador de calor, podemos também usar a ventoinha no topo enviando ar para o espaço para debaixo do dissipador e que possa ser empurrado ou puxado dependendo das nossas ventoinhas da caixa para uma melhor circulação de ar. Outra das características deste dissipador é também a sua altura apesar do espaço que ocupa, este é compatível com qualquer tipo de ram que use dissipadores até 70mm e também foi desenhado a pensar em não ocupar espaço das placas pci-e a modo de ser bastante compatível. A qualidade de construção da Noctua está mais uma vez presente sendo que todos o cooler segue a construção eximia da Noctua e que não deixa nenhum defeito a apontar.

DSC02409 (Cópia) DSC02431 (Cópia)

Apesar de puder ser utilizado como baixo perfil, a Noctua mostra que isto não quer dizer que não possa ser tão eficaz como os modelos de torre, sendo que o Noctua NH-C14S vem equipado com 7 heatpipes que ajudam o processador a arrefecer e a dissipar bastante calor. Estes provaram-se bastante eficazes nos testes e até algo surpreendentes para um cooler  de características de baixo perfil mas a modo que como tem antecessor o NH-C14, as diferenças para este só podiam ser para melhor.

DSC02423 (Cópia) DSC02450 (Cópia)

Na parte debaixo do nosso cooler, temos então a sua base que vai fazer fusão com o nosso processador, esta está bastante bem polida para que a eficácia seja a 100% e todo o calor seja bem dissipado. Todo o cooler é feito de alumínio, sendo as juntas fundidas e niqueladas, a sua base é feita a partir de cobre sendo que a sua eficácia como já testada é bastante eficaz visto que todos os coolers da Noctua têm estes materiais como base da sua construção. Para completar, temos também a nossa ventoinha NF-A14 de 140mm capaz de atingir velocidades de 1500 rpm e cerca de 24,6db(A) no máximo, sendo esta totalmente personalizar com o adaptador de baixo ruído ou na nossa bios.

DSC02446 (Cópia) DSC02455 (Cópia)

Instalação

Sistema de Instalação SecuFirm2™

Como em todas as instalações já aqui feitas com coolers Noctua, vamos passar a montagem com o sistema SecuFirm2, este facilita bastante a nossa montagem do cooler em AMD/Intel e também dá-nos compatibilidade com variadas sockets do mesmo tipo, neste preciso caso, iremos instalar o nosso NH-C14S  em socket 115X e para uma melhor e simples instalação aconselhamos usarem o panfleto que vem junto a caixa de instalação SecuFirm2 Intel. Primeiro, instalamos a backplate própria para a nossa socket na traseira da motherboard. Seguindo os passos no panfleto vamos então instalar os parafusos e placas na frente da placa-mãe a modos de completar a base de instalação para o cooler. É de destacar, que o sentido das placas irá definir para onde o nosso cooler fica posicionado. Antes de encaixarmos o dissipador de calor, precisamos de colocar a massa térmica, há quem escolha entre dois modos de aplicar, podemos aplicar uma gota no processador ou espalhar pelo mesmo com um pequeno cartão até que fique uma camada bastante fina. Depois de termos a massa térmica bem aplicada, vamos então colocar o nosso dissipador, sem a ventoinha, neste caso quando bem encaixado, podemos reparar em dois pequenos espaços no próprio dissipador, aí iremos colocar a nossa chave em estrela e aparafusar o dissipador a base. Quando bem aparafusado, iremos então colocar a nossa ventoinha com os 2 clips, na posição desejada.

DSC02561 (Cópia) IMG_20151219_165341 (Cópia)

Sistema onde foram efetuados os testes:

Motherboard: Asus P8P67 Pro Rev 3.1
Processador: Intel Core I5 2500K 3.3Ghz ( OC 4.2Ghz )
Cooler: Noctua NH-C14S
Memórias: 2x GSkill Ripjaws 4GB 1333Mhz CL9
Placa Gráfica: MSI HD 7850 1GB OC Edition
Fonte de Alimentação: LC Power 550w
Caixa: Nox Hummer SX
Disco: Kingston HyperX 3K 120GB (disco de sistema)
Ventoinhas: 1x ventoinha traseira de 120mm a enviar ar e 1x ventoinha no topo de 120mm a retirar ar.

Teste do sistema:

Depois de termos o Noctua NH-L9x65 instalado no nosso sistema, passamos então a fase de testes e a sua performance enquanto dissipador de calor. Os testes foram feitos a pensar em situações de dia-a-dia, ventoinhas em velocidades standard, caixa fechada, uma ventoinha de 120mm intake e outra de 120mm outtake a fazer o air cooling, junto com a ventoinha do nosso cooler. A temperatura ambiente do quarto foi cerca de 20º quando os testes foram realizados.

Os gráficos terão as seguintes legendas:

Min. Temp: Temperatura mínima atingida por um dos Cores
Idle: Temperatura média dos 4 cores em conjunto em estado Idle
Full Load: Temperatura média dos 4 cores em conjunto em estado Full-Load
Max. Temp: Temperatura máxima atingida por um dos Cores

Temperaturas Finais:

graph (1)

Testes do sistema sem overclock:

Idle:
Sem OC Idle Standard (Cópia)
Load:
Sem OC Load Standard (Cópia)

Testes do sistema com overclock a 4.2Ghz:

Idle:
OC Idle Standard (Cópia)
Load:
OC Load Standard (Cópia)

Teste Overclock Load com ventoinha acima dos 80%:
OC Load (Cópia)

Conclusão dos Testes:

Como podemos verificar, o Noctua NH-C14S tem resultados bastante satisfatórios, em velocidade standard e clocks stock, o nosso sistema está fresco, e mesmo quando puxamos por ele, neste caso com o LinX, um dos programas que faz stress test ao nosso processador, este não passou dos 58º em média. Já em overclock, dependendo um pouco do nosso processador e circulação de ar na caixa, no nosso caso com o i5 2500k a 4.2Ghz e a ser usado a 100% atingimos uma média de 67º o que é nada mau para um cooler de baixo perfil, também testamos o potencial da NF-A14 sendo que mesmo a 100% esta ventoinha é pouco audível, e conseguimos uma média de 64º sendo excelente para um cooler destes apesar do nosso tempo frio. Outra possibilidade é também usarmos a ventoinha no topo do dissipador, mas este não teve resultados notórios sendo que as temperaturas do processador eram bastante parecidas mudando cerca de 0,5 ou 1º grau, o ponto positivo, é que os vrm da nossa motherboard tornam-se 2/3º graus mais frescos devido ao estarem levar com ar directamente de cima.

Conclusão

Depois de testado o Noctua NH-C14S detalhadamente, podemos então afirmar que a Noctua fez um bom melhoramento ao NH-C14, mantendo a sua imagem, a Noctua continua a dar-nos a melhor qualidade de construção do mercado junto a uma boa eficácia. Sendo uma solução principalmente pelo seu baixo perfil, a sua eficácia permite-nos poupar algum espaço na nossa caixa e mesmo assim ter uma boa circulação de ar em caixas mATX ou ATX por exemplo. Tanto em stock clocks como em overclock, o NH-C14S mostrou que consegue atingir temperaturas satisfatórias visto que não ultrapassou sequer os 70º em média, sendo que os processador mais quentes como AMD e Intel i7 podem ser um pouco diferentes se levaram overclock.

Outro dos pontos fortes é a sua compatibilidade, esta foi pensada ao detalhe, e deixa assim o vosso slot pci do topo totalmente livre, assim como a altura apesar do baixo perfil deixa espaço suficiente para usarmos memórias com dissipadores de calor até 70mm. A instalação com o sistema SecuFirm 2 está mais uma vez presente, sendo que nos dá a compatibilidade com AMD e Intel Sockets, e podemos dizer que é considerado dos melhores se não, o melhor sistema de montagem que existe no mercado sendo que este nos facilita e muito a instalação do nosso cooler.

O Noctua NH-C14S passa então com nota bastante satisfatória nos testes devido aos benefícios que nos dá, como a sua compatiblidade, baixo perfil e boa eficácia. Este cooler pode ser encontrado online com um preço aproxima dos 75 euros, apesar de não ser totalmente barato, se preferem dissipadores de calor a ar e precisam da caracteristica de baixo perfil e boa compatibilidade, o C14S é um bom cooler para esta nessa lista.

Depois de tudo dito, indicamos então que o Noctua NH-C14S é recomendado sobre as características já aqui ditas e leva assim então a medalha de ouro.

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1