Noctua NH-D9L

noctua_nh_d9l_3
9.4 Overall Score
Construção: 10/10
Preço: 8/10
Perfomance: 9/10

Performance bastante eficaz | Qualidade de Construção | Compatibilidade de sockets | Compatibilidade com 3U e mITX bem conseguida | Sistema de montagem bastante fácil

Preço

nh-d9l-large-banner

Introdução

Para os entusiastas de sistemas bem refrigerados, principalmente para aqueles que gostam de mITX ou mATX, hoje vimos apresentar o cooler NH-D9L na famosa Noctua. Este cooler a ar, tem como principais características o seu tamanho com apenas 11 centímetros, a sua compatibilidade com passadas e futuras sockets e os seus dois dissipadores capazes de dissipar 140 watts em pequenos espaços. Quanto a sua marca só podemos esperar, como habituados, de material de grande qualidade e de uma eficácia suprema, por isso, trazemos a vocês esta analise para saberem todos os detalhes deste pequeno mas potente cooler.

noctua_nh_d9l_5

Embalagem

Como já habitual, igual a outras caixas dos produtos Noctua, a embalagem é feita de um cartão bastante forte para um transporte seguro e como sempre, nos seus tons de castanho e branco bem ao estilo da imagem da Noctua.

A sua frente e topo, são idênticas com apenas o acrescimento do nome do modelo na frente, de resto, temos algumas das suas principais características como a sua compatibilidade, garantia e entre outros como podem verificar na seguinte imagem.

DSC01497 (Cópia) DSC01503 (Cópia)

Na lateral direita da caixa, temos as características individuais que fazem parte deste cooler, temos as especificações da ventoinha NF-A9 PWN e dos dissipadores que completam o conjunto, a completar temos o resumo do que está dentro da nossa embalagem. Já na outra lateral, temos as suas características principais mas explicadas ao detalhe, algo de como funciona o seu perfil baixo para mITX, a sua compatibilidade, o seu sistema de montagem entre mais algumas especificações.

DSC01504 (Cópia) DSC01512 (Cópia)

Para finalizar a parte de fora, agora na traseira da caixa, temos um pequeno texto em várias linguas, resumindo assim o Noctua NH-D9L nas próprias palavras na Noctua, o que nos dá uma boa informação do que este cooler é capaz e do que estamos a comprar.

DSC01511 (Cópia)

Ao abrirmos a nossa caixa, temos duas caixas em cartão simples mas bastante forte, em uma delas, temos os acessórios e também o sistema de instalação intitulado como SecuFirm2, este da-nos a compatibilidade com Intel e AMD. E quanto ao acessórios, temos um apertador de parafusos, dois clips para uma segunda ventoinha, um adaptador de baixo barulho NA-RC7 e também uma seringa de massa térmica para ser aplicada.

DSC01525 (Cópia) DSC01533 (Cópia) DSC01553 (Cópia)
DSC01536 (Cópia) DSC01544 (Cópia) DSC01545 (Cópia)

Já na segunda caixa, temos o nosso cooler dentro de outra caixa, incrivelmente bem protegido de qualquer problema no exterior, este já está quase pronto para ser instalado junto com o sistema de montagem que vimos nas imagens anteriores.

DSC01558 (Cópia)

Conteúdo:

  • CPU Cooler NH-D9L
  • Fan NF-A9 Premium PWM
  • Adaptador Low-Noise (L.N.A)
  • Massa térmica NT-H1
  • Kit’s de montagem SecuFirm2 para Intel e AMD

Especificações

Especificações Cooler:

  • Compatibilidade socket:
    Intel LGA 2011-0 & LGA2011-3 (Square ILM), LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 & AMD FM2/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2 ( requerido backplate )
  • Compatibilidade fan: 92 x 92 x 25
  • Dimensões Cooler: 110 x 95 x 95 mm
  • Peso (sem fan): 428g
  • Peso (com fan): 531g
  • Material: Cobre (base e nos heat-pipes), alumínio (cooling fins), juntas soldadas e niqueladas
  • Garantia: 6 anos

Especificações fan:

  • Modelo: Noctua NF-A9 PWM
  • Rolamento: SSO2
  • Velocidade máxima rotacional: 2000 RPM
  • Velocidade máxima rotacional com L.N.A.: 1550 RPM
  • Velocidade mínima rotacional (PWM): 400 RPM
  • Fluxo de ar máximo: 78,9 m3/h
  • Fluxo de ar máximo com L.N.A.: 62,6 m3/h
  • Ruído acústico máximo: 22,8 dB
  • Ruído acústico máximo com L.N.A: 16,3 dB
  • Alimentação:  12V
  • MTBF: >150.000h

Noctua NH-D9L Características:

  • Perfil em torre de baixo perfil para uma melhor eficácia
  • Compatibilidade com 3U
  • 100% RAM compatibilidade
  • 100% compatível com placas PCI-E em sistemas micro-ITX
  • Ventoinha NF-A9 Premium
  • PWM suporte e Adaptador de baixo perfil
  • Preparado para duas ventoinhas
  • Sistema de Montagem SecuFirm2™
  • Compatibilidade com sockets passadas e futuras
  • Pasta térmica NT-H1
  • Garantia de 6 anos

Produto

Depois de retirado da caixa, podemos então fazer uma analise mais detalhada a construção do NH-D9L. O seu design simples e de qualidade tem como principal característica os seus dois dissipadores forma de torre com um espaçamento entre os dois. Este espaço será onde iremos encaixar a nossa ventoinha, neste caso uma NF-A9 Premium PWM de 92mm vem junto com o cooler, esta será presa com clips que irão encaixar entre um dos espaços que existem entre as placas de metal dos dissipadores. Como já indicado antes, este cooler está pronto a ser usado com mais uma ventoinha que não vem incluída mas que pode ser colocada também com o suporte extra que vem nos nossos acessórios.

DSC01568 (Cópia) DSC01576 (Cópia)

Equipado com 4 heatpipes e apenas com 11 centímetros de altura, o NH-D9L é compatível com micro-ITX e está também pronto para configurações 3U. A maior diferença é o seu sistema do dissipadores divido em duas torres de alumínio fazendo-o assim mais ocupar menos espaço do que um dissipador maior, isto aumenta assim a compatibilidade não prejudicando a eficácia. É de lembrar que isto foi comprovado, porque este cooler faz-nos lembrar um pouco os conhecidos NF-D14 e NF-D15 da Noctua.

DSC01591 (Cópia) DSC01579 (Cópia)

Virando o nosso cooler para analisarmos a parte do fundo, podemos reparar na placa brilhante e bem polida que irá fazer a ligação com o nosso processador. Apesar de nas especificações, temos que a sua construção são feitos a base de cobre, podemos também reparar que o material parece fundido com algo parecido a níquel, mas que não foi referido, sem certezas nenhumas, se a Noctua fez este passo foi para melhorar a sua eficácia com certeza. Podemos então concluir que a sua construção é notória, sem falhas, com excelentes materiais e com um acabamento de excelência. Para adicionar isto temos também a ventoinha NF-A9 Premium de 92mm e que irá ser utilizada no padrão a 2000 rpm, mas esta tem uma velocidade que pode variar entre 400 e 2000 rpm.

DSC01585 (Cópia) DSC01594 (Cópia)

Instalação

Sistema de Instalação SecuFirm2™

Com o nosso cooler vem o sistema de instalação SecuFirm2™, este sistema permite-nos ter uma grande compatibilidade com várias sockets, tanto Intel como AMD o que é um ponto bastante positivo, no nosso caso vamos instalar o nosso cooler em socket 115X em que é requerido o uso de uma placa traseira em qualquer das sockets, neste caso a placa será encaixada por trás da motherboard para adaptar então o cooler a nossa socket. Para uma melhor instalação, aconselhamos seguir os manuais que vêm juntos ao cooler visto que está muito bem explicado como instalar, a seguir de encaixarmos a placa de compatibilidade e aparafusarmos na frente, vamos encaixar duas placas onde será pousado o cooler, neste caso o sentido que colocamos estas duas placas irá definir a posição do cooler. Passando agora a aplicação da pasta térmica, iremos aplicar apenas uma gota no nosso processador, depois disso basta colocar o cooler fazendo alguma pressão de leve para a massa se espalhar e apertar os dois parafusos centrais sendo que este vai ficar extremamente bem seguro.

DSC01611 (Cópia)
DSC01599 (Cópia) DSC01603 (Cópia)

Testes

Sistema onde foram efetuados os testes:

Motherboard: Asus P8P67 Pro Rev 3.1
Processador: Intel Core I5 2500K 3.3Ghz ( OC 4.2Ghz )
Cooler: Noctua NH-D9L 92MM
Memórias: 2x GSkill Ripjaws 4GB 1333Mhz CL9
Placa Gráfica: Asus GTX 550 Ti
Fonte de Alimentação: LC Power 550w
Caixa: Nox Hummer SX
Disco: Kingston HyperX 3K 120GB (disco de sistema)
Ventoinhas: 1x ventoinha traseira de 120mm a enviar ar e 1x ventoinha no topo de 120mm a retirar ar.

Teste do sistema:

Decidimos fazer então alguns testes ao nosso Noctua NH-D9L, deixamos aqui as temperaturas que obtivemos ao longo dos testes mas queremos deixar também em conta que a temperatura ambiente do quarto era de cerca de 23º graus e que os testes decorreram como se fossem resultados de dia-a-dia, caixa fechada, temperatura de “verão” e toda a máquina a funcionar em pleno.

Temperaturas Finais:

graph (10)

Testes do sistema sem overclock:

Idle:
IDLE SEM OC NH-D9L (Cópia)
Full Load:
LOAD SEM OC NH-D9L (Cópia)

Testes do sistema com overclock a 4.2Ghz:

Idle:

IDLE OC NH-D9L (Cópia)
Full load:
LOAD OC NH-D9L (Cópia)

Antes de chegarmos as conclusões, decidimos também experimentar uma segunda ventoinha, do qual acabou por ser um pouco eficiente retirando cerca de 2/3º graus nos testes em global:

 DSC01820 (Cópia)graph (6)

Dual-Fan Load sem overclock:

Dual-Fan IDLE (Cópia)Dual-Fan Load com overclock a 4.2Ghz:
Dual-Fan OC (Cópia)

Conclusão dos Testes

Depois de testarmos ao limite o Noctua NH-D9L chegamos a conclusão que para um cooler apenas com uma ventoinha de 92mm e 110 mm de altura, este faz bastante bem o seu trabalho. Apesar do ambiente não ter sido o melhor visto estarmos com alguns dias de calor, fiquei bastante satisfeito com a sua performance e eficácia sem dúvida. Mesmo com overclock mantém o processador fresco e só apenas a usar o LinX para o levar ao limite chegou aos 70º graus. As restantes temperaturas são mais que satisfatórias, mesmo que no meu caso, o Core 3 do i5 2500k aumente a média da temperatura no global, porque se repararmos nos outros cores, o processador continua bem fresquinho principalmente sem overclock, colocando assim este cooler nos principais para configurações mais pequenas mesmo que pretendam fazer overclock.

Conclusão

Mais uma vez, a Noctua não tem intenções de parar e fez um excelente trabalho que junta a eficácia e a qualidade em apenas um só. O Noctua NH-D9L é um cooler com apenas 11 centímetros que junta compatibilidade, qualidade e performance, fazendo-o assim um dos principais coolers para configurações mATX ou abaixo desta.

Com um preço médio de 55 euros, este pode ser um ponto negativo para alguns, mas para quem pode, o NH-D9L vale bem o dinheiro, desde da sua construção sem defeitos a sua grande eficácia em termos de cooling, passamos também pela sua pequena dimensão para qualquer configuração, a sua compatibilidade com várias sockets da Intel e da AMD e também a boa quantidade de acessórios que este trás, incluindo pasta térmica, extra clips para uma segunda ventoinha, um adaptador de baixo ruído e até uma pequena chave de aparafusar.

Do nosso lado, acho que está tudo bem explicado e a nossa opinião é sem dúvida que este produto merece a medalha de ouro bem merecida depois da nossa analise.

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1