Review: Noctua NH-U9S

51Ds71ykGlL._SX466_
9.5 Overall Score
Construção: 10/10
Preço: 8/10
Perfomance: 9/10

Qualidade de Construção | Grande eficácia | Fácil Montagem | Acessórios | Compatibilidade com sockets Intel e AMD

Preço

BANNER

Introdução

Depois da nossa análise ao pequeno mas potente Noctua NH-D9L, chega agora a vez do Noctua NH-U9S. Outro cooler equipado com uma ventoinha de 92mm, ao contrário do NH-D9L este cooler apenas tem um dissipador em formato de torre para dissipar o total de watts, com apenas 125mm podemos pensar que pode ser pouco para arrefecer os processadores mais recentes mas este mostrou o contrário e apresentou resultados bastante positivos. Juntando a esta eficácia, a qualidade de construção da Noctua e a sua compatibilidade com Intel e AMD, o Noctua NH-U9S é assim um dos coolers a ar que merece a sua análise ao mais pequeno detalhe.

nh_u9s_5

Embalagem

A embalagem em si não difere da imagem original da Noctua e dos seus produtos da mesma colecção como o NH-D9L que fizemos anteriormente, sendo assim a embalagem vem nas cores de castanho, preto e branco, com detalhes em azul.

Na sua frente e topo são idênticas como já referido, temos as principais características do NH-U9S como a sua compatibilidade, o tipo de cooler, o seu sistema de montagem e também a sua garantia.

DSC01627 (Cópia) DSC01641 (Cópia)

Já nas laterais temos a restante informação do nosso cooler e os seus acessórios, do lado esquerdo da nossa embalagem temos algumas das suas principais características explicadas mais detalhadamente, algumas com a sua compatibilidade com gráficas nos sistemas micro-ITX e Ram, a melhor compatibilidade com a versão S, a sua ventoinha e o controlo de velocidade, entre outros. Continuando do lado direito temos as especificações deste cooler, estas passam pelo conteúdo que a nossa embalagem trás, as especificações da ventoinha NF-A9 PWN que vem no NH-U9S e finalmente as especificações do cooler e dissipador.

DSC01652 (Cópia) DSC01647 (Cópia)

Para finalizar a análise a caixa vista de fora, na nossa traseira temos um pequeno texto em várias línguas, este resume por palavras o que cooler Noctua NH-U9S oferece, as suas características e também alguns dos seus pontos altos.

DSC01658 (Cópia)

Agora no seu interior, ao abrirmos a caixa do NH-U9S a primeira coisa que nos deparamos é com uma caixa que nos trás o sistema de montagem SecuFirm2 que nos dá a compatibilidade várias sockets Intel e AMD, e também com todos os acessórios que este cooler trás, desde de dois clips para uma segunda ventoinha, um adaptador de baixo ruído NA-RC7, uma seringa de massa térmica e uma chave de aparafusar.

DSC01681 (Cópia)
DSC01699 (Cópia) DSC01691 (Cópia) DSC01708 (Cópia)

Depois da caixa dos acessórios, temos caixa onde vem o nosso cooler NH-U9S, este vem basicamente protegido por várias camadas de cartão e com a ventoinha a mostra e quase pronto a ser montado na nossa configuração.

DSC01682 (Cópia) DSC01721 (Cópia)

Conteúdo:

  • CPU Cooler NH-U9S
  • Fan NF-A9 Premium PWM
  • Adaptador Low-Noise (L.N.A)
  • Massa térmica NT-H1
  • Kit’s de montagem SecuFirm2 para Intel e AMD

Especificações

Especificações Cooler:

  • Compatibilidade socket:
    Intel LGA 2011-0 & LGA2011-3 (Square ILM), LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 & AMD FM2/FM1/AM3+/AM3/AM2+/AM2 ( requerido backplate )
  • Compatibilidade fan: 92 x 92 x 25
  • Dimensões Cooler: 125 x 95 x 95 mm ( com ventoinha )
  • Peso (sem fan): 524g
  • Peso (com fan): 618g
  • Material: Cobre (base e nos heat-pipes), alumínio (cooling fins), juntas soldadas e niqueladas
  • Garantia: 6 anos

Especificações fan:

  • Modelo: Noctua NF-A9 PWM
  • Rolamento: SSO2
  • Velocidade máxima rotacional: 2000 RPM
  • Velocidade máxima rotacional com L.N.A.: 1550 RPM
  • Velocidade mínima rotacional (PWM): 400 RPM
  • Fluxo de ar máximo: 78,9 m3/h
  • Fluxo de ar máximo com L.N.A.: 62,6 m3/h
  • Ruído acústico máximo: 22,8 dB
  • Ruído acústico máximo com L.N.A: 16,3 dB
  • Alimentação:  12V
  • MTBF: >150.000h

Noctua NH-D9L Características:

  • Série-U vencedora de prémios
  • 100% RAM compatibilidade
  • 100% compatível com placas PCI-E em sistemas micro-ITX
  • Ventoinha NF-A9 Premium
  • PWM suporte e Adaptador de baixo perfil
  • Preparado para duas ventoinhas
  • Sistema de Montagem SecuFirm2™
  • Compatibilidade com sockets passadas e futuras
  • Pasta térmica NT-H1
  • Garantia de 6 anos

Produto

Passando a análise do NH-U9S, o cooler segue o design U-Type já conhecido da Noctua, temos um dissipador de 140 watts em forma de torre, e uma ventoinha NF-A9 Premium de 92mm onde podemos coloca-la em qualquer um dos lados, usando os dois clips que vêm juntamente já montados no cooler, o NH-U9S como também já referido, este está pronto para duas ventoinhas por isso podemos colocar uma ventoinha em cada lado para uma maior eficiência. Ao todo, o Noctua NH-U9S parece muito bem conseguido e todo o seu material segue uma das grandes características da Noctua, que é a sua qualidade de construção de excelência.

DSC01725 (Cópia)
DSC01736 (Cópia) DSC01799 (Cópia)

Com um sistema de arrefecimento por ar, o NH-U9S é construído com cinco heatpipes para uma melhor dissipação do calor, a sua construção é feita de cobre na sua base e nos seus heatpipes, alumínio no dissipador e ainda conta com as juntas soldadas e a sua fusão de níquel que a Noctua junta a todos os seus coolers para gerar assim uma construção de excelência para os seus produtos.

DSC01809 (Cópia) DSC01748 (Cópia)

No fundo do NH-U9S temos então uma base bastante bem polida e lisa, pois será o ponto que irá fazer a ligação com o nosso processador com o objectivo de dissipar o calor gerado pelo mesmo. Sem ficar por aqui, temos também a nossa ventoinha NF-A9 Premium de 92mm que tem como uma velocidade máxima de 2000 rotações por minuto e um mínimo de 400. Como este cooler pode ser utilizado em configurações mITX ou mATX e há quem prime a ausência de ruído, podemos também utilizar o nosso adaptador de baixo-ruído e a nossa ventoinha apenas chegará as 1550 rpm.

DSC01769 (Cópia) DSC01757 (Cópia)

Instalação

Sistema de Instalação SecuFirm2™

Passando a instalação do Noctua NH-U9S, como já aqui escrito, este cooler é compatível com várias sockets Intel e AMD, e o sistema de instalação SecuFirm2™, na minha opinião foi dos melhores que já experimentei, bastante fácil e aconselho a usarem manual que vem junto, pois temos detalhadamente cada passo a tomar para instalarmos o NH-U9S. Neste caso iremos montar e instalar o cooler em socket 1156 no que será requerido montar o backplate na traseira da nossa placa-mãe, depois disto vamos passar a aplicação da massa térmica onde iremos aplicar apenas uma gota no processador como dito no manual. Voltando a instalação do NH-U9S, iremos colocar duas placas que podem estar na vertical ou horizontal visto que isto irá decidir o sentido do cooler, depois de bem apertado, colocamos o cooler fazendo pressão de leve no processador para que a pasta térmica se espalhe na base do cooler. Finalmente apertamos os dois parafusos centrais do dissipador com a chave fornecida nos acessórios.

DSC01599 (Cópia) DSC01834 (Cópia)

Testes

Sistema onde foram efetuados os testes:

Motherboard: Asus P8P67 Pro Rev 3.1
Processador: Intel Core I5 2500K 3.3Ghz ( OC 4.2Ghz )
Cooler: Noctua NH-U9S 92MM
Memórias: 2x GSkill Ripjaws 4GB 1333Mhz CL9
Placa Gráfica: Asus GTX 550 Ti
Fonte de Alimentação: LC Power 550w
Caixa: Nox Hummer SX
Disco: Kingston HyperX 3K 120GB (disco de sistema)
Ventoinhas: 1x ventoinha traseira de 120mm a enviar ar e 1x ventoinha no topo de 120mm a retirar ar.

Teste do sistema sem overclock:

Tal como fizemos com o Noctua NH-D9L, testamos o Noctua NH-U9S no nosso sistema ATX, fizemos ambos os testes com apenas uma ventoinha, e com duas ventoinhas. Os testes foram feitos com a caixa fechada a maneira a simular situações e temperaturas reais, o ambiente do espaço era de cerca de 23º e a máquina funcionou sempre de seguida.

Temperaturas Finais:

graph (11)

Testes do sistema sem overclock:

Idle sem Overclock:
NH-U9S IDLE 3.4. (Cópia)
Full Load sem overclock:
NH-U9S SEM OC LOAD (Cópia)

Testes do sistema com overclock a 4.2Ghz:

Idle:
NH-U9S OC IDLE (Cópia)
Full Load:
NH-U9S OC LOAD (Cópia)

Como anteriormente dito, testamos também com duas ventoinhas, os resultados foram benéficos, conseguimos diminuir cerca de 2/3 graus as temperaturas normalmente em situações de carga no cpu.

graph (12)

Load Sem Overclock:
DUAL FAN NH-U9S SEM OC LOAD (Cópia)
Load com Overclock a 4.2Ghz:
DUAL FAN NH-U9S OC LOAD (Cópia)

Conclusão dos Testes

A conclusão é que o Noctua NH-U9S cumpre o objectivo acima do esperado, para um cooler equipado com ventoinhas de 92mm com objectivo ser utilizado em configurações mais pequenas, este está preparado para dissipar o calor até em overclock de processadores quentes, este também leva a melhor sobre o Noctua NH-D9L em termos de performance reduzindo a temperatura mais de 3/4 graus em situações de carga mas também ocupa um pouco mais de espaço. Nos referidos testes, as temperaturas são bastante boas, mesmo que a média no global acabe por ser um pouco mais alta do que na realidade devido ao Core 3 disparar e aumentar a média, de resto tenho a dizer que todos os restante estavam bastante frescos até podem ter em nota o meu primeiro Core que mal subiu dos 61º com apenas uma ventoinha e com overclock a 4.2Ghz, sendo que me agradou bastante a eficácia deste cooler. Podem então contar com o Noctua NH-U9S para vos trazer temperaturas frescas e qualidade de construção na vossa configuração.

Conclusão

Depois de testarmos o Noctua NH-U9S tenho a dizer que a Noctua conseguiu construir mais um excelente cooler, com compatibilidade para vários tamanhos de configurações e os seus 125mm, a sua eficácia é de excelência sendo que as suas temperaturas são bastante boas com ou sem overclock, este cooler está pronto para dissipar o calor como um só e comprovamos isso nos testes que fizemos. A sua qualidade de construção e instalação já não são uma novidade, visto que a marca nos habituou a esta construção de bastante qualidade e uma fácil montagem do nosso cooler que qualquer um consegue instalar sem grandes dificuldades.

Com um preço semelhante ao Noctua NH-D9L, o NH-U9S não é propriamente barato e ronda os 58€ com uma melhor performance no global. Mas se querem o melhor para o seu sistema, o Noctua NH-U9S é um dos melhores coolers testados com ventoinhas de 92mm que está no mercado, e sem dúvida merece ser uma escolha para equiparem a vossa configuração.

Desde da sua qualidade de construção, acessórios, fácil montagem, este cooler tem uma eficácia bem acima da média sendo que mais uma vez a Noctua fez um produto que merece a medalha de ouro.

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1