Sharkoon X-Tatic PRO 5.1

big_X-Tatic_Pro_01
9 Overall Score
Perfomance: 10/10
Construção: 9/10
Preço: 8/10

Som de excelente qualidade| Bom Conforto | Qualidade de construção exímia | Microfone de boa qualidade

Preço

Introdução

Hoje trazemos o X-Tatic PRO, um headset multi-plataforma de alta gama lançado pela marca Sharkoon. Estes produto está equipado com vários acessórios para dar o melhor do som ao seu utilizador sem perder a compatibilidade. Com 4 colunas incorporadas em cada fone, o X-Tatic Pro fornece som real de 5.1 se o utilizador assim o desejar e surpreende no seu conforto e qualidade.

DSC00607

Embalagem

Comecemos por uma pequena analise a sua embalagem, com as mesmas cores do headset, a embalagem é de cartão forte e nos tons de preto e verde. Podemos reparar que na parte da frente temos a própria imagem e as suas principais características:

DSC00434

Nas laterais, de um lado temos a lista de especificações do headset e da placa de som que vem incluída, como também podemos ver a sua compatibilidade, do outro lado, temos uma pequena imagem dos fones, da placa de som e das suas características no global.

DSC00447DSC00453

Na parte de trás, temos mais características e o conteúdo da embalagem em diversas linguagens.

DSC00452

A parte da frente pode também ser aberta, do lado direito podemos ver a imagem real do headset, do controlo in-line e da placa de som. Do lado esquerdo, temos imagem de alguns acessórios e a explicação de como o 5.1 real surround funciona.

DSC00442

Ao retirarmos o produto da caixa, podemos reparar que este vem embalado entre dois plásticos grossos aumentando a protecção, os acessórios vêm em caixas de cartão branco, e tudo organizado até ao mínimo detalhe para uma apresentação eximia.

Conteúdo

Este headset devido a sua enorme lista de compatibilidade vem com:

  • X-Tatic Pro 5.1 Surround HeadSet
  • Cabo amovível com controlador incorporado
  • Placa de Som com descodificado Dolby Digital
  • Microfone removível
  • Transformador com 3 tipo de fichas diferentes
  • Cabo USB para ligação Playstation/PC
  • Cabo de Conversão para Xbox ( 3.5mm -> 2.5mm )
  • Cabo óptico
  • Cabo coaxial
  • Cabo analógico de 3.5mm
  • Manual

Como podemos ver, o X-Tatic Pro vem com uma série de acessórios para que a compatibilidade seja feita a 100% e ao mesmo tempo não perderem nada da sua eficácia. Uma especial atenção para o seu microfone que é totalmente removível para caso o queiram usar ou não, este também é bastante flexível caso o queiram mais próximo ou distante da origem do som/voz.

DSC00584 DSC00604

Podemos aqui ver mais alguns dos acessórios que foram acima referidos:

DSC00536DSC00540DSC00544

DSC00558DSC00552DSC00569

Produto

Esta versão da Sharkoon é o modelo mais avançado dos X-Tatic, com 5.1 real surround, este headset conta com 4 colunas em cada fone, totalmente personalizáveis. Com vários modos de som, que são eles Dolby Digital 2.0, Dolby Digital 5.1 e também o Dolby Pro Logic II que nos trás o 5.1 Real Surround, o utilizador pode escolher entre eles para que o som seja totalmente do seu agrado. Outro característica forte deste headset é ser multi-plataforma e compatível com PS4, PS3, Xbox 360 ( Xbox Live ) e também com PC.

DSC00527

Características:
  • 5.1 canais auriculares + Unidade de Controle Dolby® Digital Sound (SCU)
  • 8 altifalantes (4 em cada auricular)
  • Microfone amovível com função de ligação QuickOn e Monitoramento Microfone Voz (MVM)
  • Digital, o controle de volume em linha para todos os canais e bate-papo
  • Decoder suporta Dolby® Digital 2.0, Dolby® Digital 5.1 e Dolby Pro Logic II
  • Suporta a função de conversação da PS3 ™, PS4 e Xbox 360® ™ (Xbox LIVE®)
  • Com o cabo de chat fechado o X-Tatic S7 Pro é agora compatível com o PS4.

HEADSET

Nas cores de preto e verde, a primeira impressão que temos deste headset é que parece muito compacto e resistente o que nos dá a sensação de confiança ao manusear. No apoio da cabeça podemos verificar que são almofadados a toda a volta dando o máximo de conforto a cabeça, também podemos notar que não existe falhas na construção dos mesmos e no logo da Sharkoon no topo do apoio. Na parte interior dos fones temos esponjas bastante confortáveis e de tamanho ideal para a maioria dos usuários, já na parte exterior temos alguma mesh e um logotipo dos X-Tactic Pro que no caso de estarem ligados a palavra “PRO” estará iluminada a verde. Para finalizar, do lado esquerdo junto ao fio do headset, temos um pequeno encaixe onde será colocado o microfone removível, sendo que este pode ou não ser utilizado ao próprio gosto.

DSC00511

Na mobilidade, os fones são ajustáveis para se adaptar ao utilizador, e não é só isso, estes também têm alguma mobilidade na vertical assim como na horizontal, apesar de não serem totalmente livres no movimento como alguns modelos no mercado, neste caso apenas conseguimos mexer alguns centímetros.

DSC00517

Especificações:
  • Alto-falante central: 2 x 27 milímetros
  • Coluna frontal: 2 x 30 mm
  • Alto-falante traseiro: 2 x 30 mm
  • Subwoofer: 2 x 40 milímetros
  • Impedância: 32 Ohm
  • Microfone: 6 x 5 mm (L x W) / unidireccional
  • Conexão: 1 x 9 pinos da ficha analógica
  • Comprimento do Cabo: 4,10 metros
  • Peso: 350 gramas

CONTROLO In-Line

O controlo deste headset é bastante completo, de um dos lados temos um pequeno switch on/off para o microfone, controlo de volume da voz e também a entrada para a Xbox Live Chat, do outro lado temos o controlo de volume das colunas no modo Pro Logic II e 4 botões para controlar cada coluna dos fones, pois como já foi dito, os Sharkoon X-Tatic Pro têm 5.1 real surround, e é nos possível controlar cada coluna com este pequeno controlo.

DSC00498

DSC00503

PLACA DE SOM

Basicamente o coração deste produto, a placa de som deste headset tem bastantes características, tudo para que a compatibilidade e a sua eficácia seja impecável e dar o melhor som ao seu utilizador. Nas laterais temos a entrada para o transformador, os botões On/Off, activação do Dolby Pro Logic 2 e volume mais alto e mais baixo, numa outra lateral temos dois encaixes para ligar os fones visto que podemos ter até dois ao mesmo tempo ligados a mesma placa, e para finalizar do outro lado está a parte mais completa, onde ligamos todos os cabos para a nossa compatibilidade e para o funcionamento dos X-Tatic Pro, temos encaixes para ligar 5.1 o que é bastante bom pois podemos qualquer sistema com esta placa, temos o encaixe para PS/PC USB, temos também os encaixes input analógico, óptico e coaxial, e por fim o output óptico.

DSC00482DSC00489

DSC00491DSC00483

Especificações:
  • 1 saída de áudio óptico (S / PDIF) com passagem função
  • 1 entrada de áudio óptico (S / PDIF)
  • 1 coaxial de entrada de áudio
  • Entrada de áudio analógico 1 3,5 milímetros
  • 2 saídas de áudio analógicas para o fone de ouvido X-Tatic (conectores G9)
  • 3 saídas analógicas de áudio 3,5 milímetros (frontal, surround, central / subwoofer)
  • 1 conector USB para PS3 ™ e PC microfone USB
  • 1 conector de alimentação ISO (DC In)
  • Dimensões: 24 x 130 x 65 mm
  • Peso: 125 gramas

Analíse e Testes

Os Sharkoon X-Tatic Pro usa o Pro Logic II para simular 5.1 real, mas o seu desempenho em Dolby Digital 5.1 também é espectacular, com um excelente som, isto a combinar com um excelente conforto durante horas, a Sharkoon fez um produto com bastante potencial.

Como a única maneira de o testar é com experiência própria, vou-vos contar a minha, usei-os por cerca de 6 horas seguidas com um intervalo de 30 minutos na primeira hora, e para meu espanto nada de desconforto, nem no apoio de cabeça nem nas esponjas a volta do ouvido e visto que o headset tem apenas 350 gramas as dores no pescoço devido ao peso foram nulas.

DSC00666

Quanto ao som, comecemos pelo uso normal, em termos de música, o som é bastante claro e agradável, ao ligarmos o Pro Logic II, podemos ouvir cada coluna a devolver-nos a voz, o bass, e todas as batidas singularmente em vez de um só, o que para mim mostrou a sua eficácia e surpreendeu-me na sua principal característica, o 5.1 real surround. Como muitos utilizadores, gostam de ouvir música e falar ao mesmo tempo, este modo também faz um excelente trabalho, isolando a voz da pessoa para que vocês a consigam ouvir sem que a música interfira.

Agora vamos a parte mais interessante, como é que este headset se comporta em gaming. Testei os X-Tactic Pro em alguns jogos, como por exemplo Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Battlefield e Ori.

League of Legends: Apesar de ser um exclusivo para PC, o headset comportou-se lindamente, bastante claro, com o 5.1 real surround podemos notar mais nos pings e também temos mais noção do som de fundo e vozes.

Ori and The Blind Forest: Testei este jogo por um simples motivo, o soundtrack é notório e ao usar estes fones dei por mim a desfrutar de um jogo que já conhecia mas bastante agradado com o som e ambiente do jogo como fossem um só.

Ori_3E finalmente o ponto forte deste produto, na gama de FPS os meus escolhidos foram:

Counter-Strike: Global Offensive e Battlefield: Embora pense que todos os FPS vão ter esta experiência, a Sharkoon fez um excelente trabalho no sistema de som, tanto com o 5.1 real surround ligado ou desligado, podemos quase medir a que metros o inimigo fez barulho, as colunas do headset isolam bem o som no meio de tanto barulho que um FPS pode ter, entre bombas, som ambiente, armas a carregar, passos atrás de ti ou na lateral, este headset deu-me bem noção de onde o inimigo se encontrava sempre que fizesse barulho dando-me um poder enorme contra ele.

BF4SCREEN csgorunning

Para finalizar também fizemos um pequeno teste ao microfone:

Conclusão

Feitos para ser um headset topo de gama na área multi-plataforma, a Sharkoon pode estar mais que satisfeita com o X-Tatic Pro 5.1 porque estes superam as expectativas. Pessoalmente, conhecia a marca mas era raro ouvir sobre os seus produtos, e este produto mostrou-me que a marca sabe o que faz. Dando inúmeras opcões de compatibilidade, estes fones cobriram a 100% esse objectivo.

DSC00661

Os seus pontos mais fortes para mim foram o seu som, que para mim é o mais importante de um headset, o seu conforto visto que nunca fiquei desconfortável com eles e claro a sua compatibilidade sendo que podemos usar em PC, PS4, PS3 e Xbox Live Chat, não esquecendo que são também compatíveis com tablet e até podemos ligar sistemas 5.1 a própria placa de som. Nos pontos fracos, não reparei em nenhum em concreto, mas sim apenas em contras-pessoais, que no meu caso é o seu preço que pode rondar os 150/160€ na Amazon apesar de valer o seu preço devido a qualidade do headset, e a sua mobilidade para fora de casa visto usar alguns fios e transformador para os ligar, isto não se aplica por exemplo a utilizadores que usem os X-Tatic Pro apenas em casa, e no seu sistema de consolas/PC, porque é só ligar, fácil de instalar e também com bastante comprimento de fio para chegar a qualquer canto da divisão.

Concluíndo, os Sharkoon X-Tatic Pro cumprem o objectivo de serem multi-plataforma e levarem 5.1 Real Surround aos seus utilizadores, isto combinado com um excelente conforto e qualidade de construção. Quanto ao preço apesar de um pouco alto, posso dizer que valem o seu preço porque no global este headset leva medalha de ouro.

De resto só nos resta agradecer a Sharkoon pelo o material disponibilizado para review.

Mais sobre o produto: Sharkoon XTATIC Pro

certificado de ouro Tugareviews

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Nakata View all posts by
Jogador por natureza, gosto por hardware e tudo relacionado com informática, passando por várias comunidades da mesma área espero deixar-vos informados de tudo que esteja a meu alcance e tornar a TugaReviews uma visita diária.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1