SteelSeries Rival

12345_5
9.3 Overall Score
Construção: 9/10
Preço: 8/10
Performance: 9/10

Ergonomia. | Software. | Acabamentos. | Iluminação.

Poucos botões. | Não informa que CPIs está activo.


steelseries-rival-tugareviesbanner apoio

Introdução

A SteelSeries à muito que se estabeleceu no mercado gaming e não é por isso que nos deixa de surpreender com os seus novos produtos. Hoje vamos  dar uma vista de olhos ao SteelSeries Rival Optical. Este rato tem um novo formato interessante, seis botões e software para podermos alterar de acordo com as nossas exigências.

Embalagem

Só de olharmos para a caixa sabemos perfeitamente que se trata de um produto da SteelSeries. A SteelSeries tem mantido ao longo destes tempos o mesmo visual, embalagens em tons de preto e laranja.

Como sempre na frente temos sempre o logo do produto e uma imagem relativamente ao Rival. Também na parte da frente temos uma porta que pode ser aberta e podemos ver o rato sem ser necessário abrir a embalagem, esta técnica está cada vez a tornar-se mais habitual em produtos gaming tanto da SteelSeries como de outras marcas.

IMG_2818 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Ao abrirmos para além de termos acesso a visualização do rato, na porta podemos verificar as principais características do Rival.

IMG_2828 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Nas laterais contamos com as principais especificações e com mais algumas imagens do produto.

IMG_2824 _Tugareviews_Steelseries_RivalIMG_2823 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Já na traseira temos uma breve das descrições deste modelo em inglês, francês e outras línguas.

Conteúdo

  • SteelSeries Rival Optical Mouse
  • Manual de instalação rápida
  • Placas de identificação

Especificações

  • Sensor óptico
    • 50 a 6500 CPI ajustáveis
    • Taxa de resposta: 1ms
    • Polling Rate: 1000Hz
    • 200 IPS
    • Aceleração: 50G
  • 6 Botões programáveis
  • 2 zonas ilumináveis
  • 16.8 milhões de cores
  • Revestimento das laterais em borracha
  • Durabilidade: 30 milhões de cliques
  • Dimensões: 45 x 70 x 123 mm
  • Peso: 128 gramas
  • Comprimento cabo: 2 metros

 

Produto

A primeira coisa que verificamos quando pegamos no Rival é que ele não tem o design dos habituais ratos da SteelSeries. É um pouco maior e também tem uma curvatura mais acentuada. Mesmo com esta novo corpo o Rival é um rato completamente ergonómico e confortável.

IMG_2829 _Tugareviews_Steelseries_Rival

O topo do Rival tem um revestimento anti-transpiração que permite manter um melhor contacto mesmo durante jogos mais intensivos. Este revestimento tem um acabamento em preto mate que dá ao toque uma excelente sensação.

IMG_2848 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Também aqui podemos visualizar o logo da SteelSeries que quando é ligado ao PC aparece logo em laranja, mas pode ser alterado para as 16.8 milhões de cores disponíveis. Com as definições que vem por defeito esta iluminação não é continua ela dá a sensação de estar a respirar.

IMG_2952 _Tugareviews_Noctua_NHd15IMG_2954 _Tugareviews_Noctua_NHd15

Outro local no topo onde também existe iluminação é na scroll wheel e também pode ser personalizada com as 16.8 milhões de cores disponíveis.

IMG_2956 _Tugareviews_Noctua_NHd15IMG_2958 _Tugareviews_Noctua_NHd15

E porque todos os pormenores são importantes, o Rival permite trocar a sua placa identificadora. Na embalegam vem “Rival” e “SteelSeries”. No site a SteelSeries permite que seja feito download de alguns modelos em 3D para que possas mandar imprimir.

IMG_2845 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Para além dos habituais botões de clique direito e esquerdo, o scroll o Rival têm ainda o botão para trocar de perfis DPI/CPI. Aproveitamos para dizer que os switches deste rival tem uma duração até 30 milhões de cliques.

IMG_2849 _Tugareviews_Steelseries_Rival

O Rival possui 6 botões configuráveis, dois dos quais encontram-se na lateral esquerda, os outros já referimos acima. As laterais deste rato são feitas de uma borracha anti deslizante para evitarem os deslizes dos dedos nos momentos mais decisivos de jogo.

IMG_2831 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Na base deste rato encontramos 4 pads de borracha, que ao contrário do habitual não são colados, eles são injectados directamente no rato para haver menos probabilidade de danos.

IMG_2834 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Aqui também podemos ver o seu sensor óptico em que pode ser configurado de 50 a 6500 CPI, fazendo até 200IPS com 50G de aceleração.

IMG_2836 _Tugareviews_Steelseries_Rival

O último pormenor que te temos a falar é do cabo, o cabo tem 2 metros e é apenas revestido a borracha. Para os mais distraídos que nunca sabem onde devem ir buscar o software a SteelSeries aproveitou e colocou um autocolante no cabo com link para descarregar o SteelSeries Engine.

IMG_2850 _Tugareviews_Steelseries_RivalIMG_2851 _Tugareviews_Steelseries_Rival

Software

O SteelSeries Engine é o software para poderes editar o teu hardware SteelSeries, ou seja não controlas apenas um rato, podes ter várias hardwares no mesmo software desde que compatíveis com o software. O Engine é de fácil utilização e bastante interactivo.

Rival Engine menu Rival Engine libraria

Depois de no menu principal escolhermos o hardware a editar que neste caso seria o Rival, aparece uma segunda janela. Nesta nova janela podemos logo por começar a editar as funções dos botões, as cores de iluminação, polling rate, CPI, a aceleração e até configurar as macros.

Rival Engine configurações Rival Engine configurações 2 Rival Engine vários menus Rival Engine Cor

O que também é permitido neste software é criar os perfis que depois poderão ser trocados através do botão de CPI.

Rival Engine Perfis

Por último podemos ainda configurar as macros.

Rival Engine Macros

Conclusão

 O que achamos deste produto? O SteelSeries Rival é um rato de gaming simples, dizemos simples porque existem vários modelos no mercado que são mais munidos no que toca a botões. No entanto a qualidade de construção, o design, a ergonomia e os painéis laterais anti deslizantes são características bastante boas.

Realmente notamos que devido ao seu revestimento anti transpiração ajuda durante uma longa sessão de gaming, e toda a palma da mão fica bem apoiada.

Os botões laterais estão bem localizados e são bastante precisos no clique. Um ponto engraçado do Rival é a inovação das placas, coisa que não é nada habitual de ver. Talvez para muitos jogadores possa ser um ponto esquecido, mas com os modelos 3D fornecidos podemos criar um rato mais nosso.

O software SteelSeries Engine que permite personalizar o Rival é de fácil utilização e mantém-se sempre actualizado, aparecem avisos de novas actualizações.

Um ponto a favor do Rival é o seu preço, no mercado tem o preço recomendado de 59.99€.

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Overminde View all posts by
Sou o Overminde, vivo em Santa Maria da Feira e sou a pessoa responsavel pela equipa de Case Modding ModGamerPT e CO-Founder da TugaReviews.com. Gosto de case modding e tudo o que isso implica desde cortes design etc... Na TugaReviews.com escrevo reviews sobre o diverso material informático desde gaming a cooling watercooling overclocking e apresento os nossos projectos de modding.

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1