The Last Of Us

capa
9 Overall Score
Gráficos:: 9/10
Jogabilidade:: 10/10
Longevidade:: 9/10

Argumento é uma obra-prima. | Intenso. | Divertido. | Gráficos. | Modo online muito bom.

Pequenas falhas gráficas.

the-last-of-us

Introdução

Gostava de começar por contrariar todas as criticas que foram lançadas, referindo este jogo como um 10 de 10, pessoalmente acho que é o melhor argumento de um jogo lançado até hoje para a Playstation 3. Atenção, o jogo é uma obra-prima, mas não acho que seja um 10 de uma escala de 0 a 10, pelo simples motivo que vindo da Naughty Dog, há uma certa obrigação em não cometer certos erros que eles cometeram na criação do jogo, mas a isso volto mais à frente.

O Jogo

1

O jogo começa com o inicio de uma epidemia ao estilo de ‘Doomsday’, dias do fim, começamos por controlar Sarah a filha de Joel, este sendo um homem de meia idade, que se vê caído no caos desta epidemia, tentando salvar-se a si, à sua filha Sarah e o irmão Tommy, após fugirem da cidade algo acontece, retomando a história passados 10 anos, agora controlando Joel.

2

Aqui Joel juntamente com Tess, uma amiga sobrevivente, vão ajudar Marlene a leader dos Fireflies, a levar Ellie ao acampamento destes, como contra partida de recuperarem as armas que um antigo parceiro de negócio de Joel e Tess tinha roubado, passando pelos mais diversos perigos para concluir essa missão.

3

Vamos então por partes, Tess amiga de Joel, costumam negociar no mercado negro, todo tipo de bens, dinheiro já não tem valor, e para sobreviver eles procuram negociar armas entre outros bens como comida e medicamentos, de forma a continuar a sobreviver neste mundo perdido.

4

Marlene é a leader de um grupo chamado Fireflies, um grupo de resistência ao sistema que controla tudo, desde a distribuição de comida ao controlo de armas, à entrada e saída de zonas seguras, executando quem não cumprir as regras.

5

Por fim temos Ellie, uma adolescente onde se centra o argumento do jogo, sendo que ela pode ser a resposta para o fim desta epidemia.

6

Não me vou adiantar mais, porque não quero dar informações que possam de alguma forma estragar a experiência a quem a ler esta review antes de jogar o jogo.

Existem diversos perigos durante o jogo, os primeiros e mais comuns com que se vão deparar são a própria consequência desta epidemia, originada por fungos nas plantações da América do Sul, em que humanos que à muito o deixaram de ser, infectados após respirarem estes fungos ou serem mordidos transformam-se em criaturas com um único objectivo, morder, infectar e matar sobreviventes. Temos então quatro estágios diferentes que com o tempo leva a quatro criaturas diferentes.

7

Runners, o primeiro estágio da doença, são recentes infectados, caracterizados por olhos vermelhos e ainda com os sentidos humanos, como audição e visão.

8

Stalkers, o segundo estágio da doença, com o tempo vão aumentando deformações, perdendo o sentido da visão, mas assim como os runners estes ainda conseguem ver e correr em direção a ti.

9

Clickers, o terceiro estágio da doença, sem qualquer visão, clickers são completamente atraídos pelo som, caracterizados por graves deformações, completamente irreconhecíveis e mais complicados de eliminar, no entanto passar por eles devagar é uma boa opção.

10

Bloaters, o quarto e último estágio da doença, felizmente vão encontrar poucos destes, são o tipo mais complicado de eliminar, visto que estão cobertos de fungos e isso funciona neles como uma armadura, são enormes e muito fortes, para além de ser muito difícil escapar de ataques a curta distancia eles atiram bombas de fungos de longe, a melhor forma de os eliminar é com fogo, lança chamas e cocktails de molotov são a melhor opção, por isso tenham um sempre à mão só para o caso.

Mais em frente vão encontrar outro tipo de inimigos, os mais inesperados, outros sobreviventes que decidiram caçar humanos para sobreviver, estes conhecidos como Hunters (Caçadores).

11

O conselho que posso dar é poupem munições, visto que o segredo para passar o jogo sem problemas é apanharem e pouparem todos os recursos que conseguirem, sendo que balas, e outros itens para fazer kits médicos e armas são muito escaços.

Existem muitos tipos de armas que vão apanhando ao longo do jogo, assim como vão tendo várias oportunidades para as melhorar, eu tentei sempre melhorar as armas com que me sentia mais a vontade e tinha mais balas, passando depois para as outras.

Mas não tenham receio, é muito fácil adaptarmo-nos à jogabilidade diferente de algo como Uncharted 3 em que era bala para todo lado.

Modo Online Multiplayer

O modo multiplayer é muito diferente também do titulo anterior da produtora, aqui o trabalho em equipa é essencial para o sucesso da missão, são 4 jogadores em cada equipa, em que só trabalhando em conjunto vão conseguir sobreviver.

Escolhem um set de armas e combinação de skills limitado por um certo número de pontos, de acordo com o que melhor se enquadra no vosso estilo de jogo.

Mal o jogo começa o objectivo é recolher itens nas caixas apontadas no mapa, para criar outras armas como bombas, criar kits médicos, outras combinações de armas, encontrando peças e matando adversários vão podendo melhorar as armas e comprar coletes e capacetes para se defenderem. É um modo que não é completamente original, mas está muito bem conseguido, aconselho vivamente a experimentarem.

12

Conclusão

O jogo como referi no inicio, é uma obra-prima, mas tem algumas falhas não muito habituais de uma produtora como a Naughty Dog, dai eu não atribuir uma cotação máxima, dou exemplos como em lutas corpo a corpo, duas criaturas infectadas não atacam ao mesmo tempo, é como se uma espera-se que a outra ataca-se para atacar, em certo ponto do jogo vão encontrar-se numa casa de banho em que o vosso reflexo não aparece, mas tudo à vossa volta sim, os cenários por onde vêm de um capitulo para o seguinte não tem uma continuação, nem uma explicação para o mesmo, por exemplo no final do jogo, quando termina a cena e tomam controlo do jogador, se andarem para trás vão deparar-se com um caminho por onde seria impossível vir. Algo normal para muitos jogos, mas não para a Naughty Dog, dai não dar um 10, mas um 9, poderiam ter feito algo como, estando a controlar a Ellie ou o Joel nesses momentos, um ou outro o chamar de volta, dizendo que tem de seguir em frente ou mesmo aparecendo uma mensagem a perguntar se querem sair do jogo ou voltar ao capitulo anterior.

No entanto e sem qualquer duvida aconselho vivamente a jogarem este fantástico jogo.

 

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Digg
Author: Scorpio View all posts by

Gostas de nós?

Se gostas do nosso trabalho faz like!

UA-33743142-1 UA-47134848-1